Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estado define medidas para tentar fábrica de amônia para São Paulo

São Carlos entrou na disputa ao se dispor a dar área à Petrobras

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

O governo do Estado começa hoje a definir as primeiras medidas para tentar fazer com que a Petrobras construa uma fábrica de amônia em São Paulo, e não em Uberaba (MG), como previsto. São Carlos entrou na disputa e é vista como propícia pelo Estado para receber o investimento.

É o que afirmou anteontem à Folha o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia.

De acordo com o secretário, ele recebeu uma determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que tenha empenho em obter a fábrica de amônia da Petrobras para o Estado.

"Assumi recentemente a secretaria tendo como meta promover o desenvolvimento, e uma fábrica da Petrobras, com certeza, atende a esse objetivo", afirmou.

Segundo o secretário, o governo vai oferecer toda a infraestrutura necessária e até benefícios tributários para que a empresa possa ser instalada em terreno paulista.

Hoje, a nova fábrica é motivo de disputa entre o governo paulista e o de Minas Gerais. Em São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto estão no páreo. Já em Minas, apenas Uberaba está na briga.

O prefeito de São Carlos, Paulo Altomani (PSDB), disse na última semana que pode colocar à disposição da Petrobras uma área para que a fábrica seja construída.

O argumento do prefeito é que, em vez de gastar R$ 750 milhões com o gasoduto até a cidade mineira, a fábrica poderia ser feita em sua cidade, que já é abastecida com gás.

A obra do gasoduto vive um impasse devido à sua categoria, se será de distribuição (ramal que sai de uma linha principal, a de transporte) ou de transporte. A Petrobras disse que a fábrica está em estudo, mas não comentou o interesse de São Carlos e Ribeirão em abrigá-la.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página