Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Barretos quer expor vídeo contra ONG de defesa animal

Plano da Festa do Peão é exibir reportagens que flagraram maus-tratos em entidade que é crítica a rodeios

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

Alvo frequente de entidades defensoras dos animais, a Festa do Peão de Barretos, maior rodeio do Brasil, decidiu contra-atacar. O evento promete exibir em uma das noites da competição internacional de rodeio, que começa amanhã, o vídeo de uma ação da polícia contra supostos maus-tratos a cães em uma ONG ambientalista.

O plano foi anunciado ao microfone por um dos locutores da competição durante as provas de sábado passado, noite de maior público no Parque do Peão durante o primeiro fim de semana da festa --o estádio tem capacidade para 33 mil pessoas.

Em tom de suspense, o locutor afirmou que seriam mostradas imagens de um caso de maus-tratos envolvendo um "vereador que virou deputado de Campinas".

Segundo a diretoria do clube Os Independentes, organizador da festa, a ONG em questão é a UPA (União Protetora dos Animais), fundada pelo deputado estadual Feliciano Filho (PEN-SP).

A festa vai exibir imagens de reportagens de TV que acompanharam a ação da polícia na entidade.

No dia 14, a sede da ONG, em um sítio em Campinas, levou uma multa de R$ 20,5 mil por suspeita de maus-tratos contra 39 animais.

Na ocasião, foram encontrados mortos cinco filhotes de cachorro ao lado de carne moída estragada e remédio vencido. O deputado nega as acusações e diz que houve motivação política na ação.

O presidente de Os Independentes, Hugo de Resende Filho, afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que desconhecia o assunto e que, portanto, não poderia se manifestar. Ele prometeu se informar sobre o caso, segundo sua assessoria.

Feliciano Filho tem na defesa dos animais sua principal bandeira política. Ele é autor da lei que proibiu o recolhimento e o abate de cães e gatos de rua e possui um projeto de lei que regulamenta a realização de rodeios no Estado de São Paulo.

O projeto prevê a proibição das provas de laço ao bezerro e de bulldog (na qual o peão tem de derrubar o animal usando as mãos) e impede também o uso do sedém, tipo de corda que intensifica os pulos dos touros em provas de montaria.

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos começou no dia 15 e vai até o próximo domingo. São esperadas 900 mil pessoas nas 11 noites do evento. No sábado passado, foram cerca 100 mil pessoas, segundo a organização.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página