Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Obra em Franca promete água até 2037

DE RIBEIRÃO PRETO

A falta de água sentida em Ribeirão Preto também é registrada em Franca. A diferença é que na segunda maior cidade da região, uma obra iniciada no ano passado e prevista para terminar em 2015 promete garantir o abastecimento até o ano de 2037.

O investimento em um novo sistema de produção, com capacidade para 2,8 milhões de litros por hora para 300 mil pessoas, é de R$ 160 milhões, segundo a Sabesp, que presta o serviço na cidade.

A captação de água na cidade é feita por meio de poços, córregos e rios. O sistema em construção vai retirar água do rio Sapucaí. Estudos geológico e hidrológico identificaram no manancial a capacidade de abastecimento.

Um dos maiores problemas na cidade é a captação no córrego Pouso Alegre. Em períodos de estiagem, o nível do córrego reduz e impossibilita a retirada de água nas mesmas quantidades anteriores.

Em função disso, são feitas manobras de racionamento em todos os reservatórios para amenizar o problema. Em Ribeirão, sem os reservatórios, os registros são fechados para abastecer as regiões mais populosas em detrimento das menores.

Uma das possibilidades para o caso ribeirão-pretano seria extrair água do rio Pardo. Uma CEE (Comissão Especial de Estudos) aborda o assunto na Câmara, mas o Daerp e o governo municipal ainda não se decidiram pelo investimento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página