Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Restaurantes utilizam toneladas de alimentos

Um dos três estabelecimentos usa uma tonelada de peixe por semana

Empreendimentos empregam cerca de 60 pessoas cada; um deles cozinha 800 quilos de carne por domingo

DE RIBEIRÃO PRETO

Para atender multidões, os restaurantes da nova classe média montam verdadeiras operações nas cozinhas. Isso inclui divisões por áreas de alimentos --saladas, assados e refogados-- e até esquemas logísticos sofisticados de compras de carnes.

Os números também são grandes. São toneladas de carnes de vários tipos --bovina, suína, frango e peixe-- e centenas de quilos de arroz, legumes e vegetais, além das verduras e dos cozinheiros para dar conta do trabalho.

No Beira-Rio, por semana, é comercializada uma tonelada de peixe --prato principal da casa. Os peixes vêm do Estado do Pará, segundo o proprietário Nelson Zero Júnior. "Só usamos peixes de água doce. Eles vêm todos de lá. A única exceção é o salmão", disse.

O meio de transporte é o caminhão. No restaurante, a carne é armazenada em quatro câmaras frias. "É uma estrutura grande. São 70 funcionários no total. Começamos pela manhã, às 7h, e terminamos só à noite", disse.

Segundo Júnior, a cada ano fica mais difícil trazer os peixes da região amazônica para o restaurante. Para ele, a tendência é depender cada vez mais dos criatórios. "O mercado de peixes é muito disputado e a produção está cada vez mais escassa."

No restaurante do pesqueiro Casagrande, são usados 800 quilos de carne por domingo. É lá onde a cozinha é dividida em três áreas. "No começo, era só uma cozinha. Depois começou a crescer, crescer, e então separamos. Isso facilita a operação dos 60 funcionários", disse a dona, Elisângela Casagrande.

Só na cozinha do restaurante Fazendinha são 20 funcionários. Ao todos, são 60, segundo o gerente Wellington dos Santos. "Usamos fogão de alta pressão e fornos especiais. Para fazer os alimentos, os preparos começam até no dia anterior."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página