Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

SP inaugura cadeia que ainda pode ser barrada pela Justiça

TJ suspendeu as obras do CPP de Jardinópolis, que já está pronto; prefeitura diz que cidade não tem condições de receber presídio

DE RIBEIRÃO PRETO

Inaugurado ontem pelo governo do Estado, o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Jardinópolis, presídio do regime semiaberto, é alvo de uma disputa judicial com a prefeitura, que é contra a instalação da unidade.

Na segunda-feira, o TJ (Tribunal de Justiça) determinou a suspensão das obras ao julgar pedido do município. A ação tramitava desde 2012.

O prefeito José Antônio Jacomini (PPS) diz que pretende continuar a briga na Justiça para conseguir barrar o funcionamento da unidade. Segundo o procurador do município, Anderson Nestrinel de Oliveira, apesar de as obras já estarem concluídas, a decisão deve ser entendida como a proibição ao funcionamento do presídio.

A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo informou que não iria se manifestar sobre a decisão judicial, pois não havia sido notificada oficialmente. A reportagem não conseguiu ouvir o relator do caso no TJ para saber se a decisão vetaria também a ocupação do CPP.

A cadeia pode abrigar 1.048 detentos que possuem autorização para deixar o presídio durante o dia para trabalhar e voltar à noite.

A Justiça entendeu que faltaram à obra o alvará de construção, os estudos de impacto ambiental e de vizinhança, além de autorização da Aeronáutica, necessária pois a área fica próxima ao aeroporto de Ribeirão Preto e de uma pista de pouso particular.

Jacomini afirma que Jardinópolis não tem condições de atender à demanda do presídio por serviços, como o de saúde e coleta de lixo. "Uma cidade pequena não comporta isso aí", disse ele, que não foi ontem à inauguração em protesto à implantação do CPP na cidade.

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, disse que a obra foi licenciada pela Cetesb e que suspendê-la agora seria "oportunismo". O governo do Estado não informou se há pressa para a chegada de detentos ao CPP.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página