Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeituras somam 513 faltas por dia de servidores públicos

Índice de ausência é maior em Ribeirão Preto, mas situação também existe em São Carlos e Araraquara

Questão financeira não deveria ser a causa ou o objetivo para atacar o problema de faltas por saúde, diz especialista

JOÃO ALBERTO PEDRINI FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

Três das quatro cidades mais populosas da região --Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara-- registraram neste ano uma média de 513 faltas por dia de servidores por motivos de saúde.

Ribeirão Preto tem, proporcionalmente, um número maior de ausências diárias em comparação às outras duas localidades.

Em média 3,4% dos servidores de Ribeirão faltaram a cada dia --entre os meses de janeiro e agosto-- por motivos de saúde de suas repartições, ante os índices de 2,1%, em Araraquara, e de 1,7%, em São Carlos. Procurada, a Prefeitura de Franca não informou o número de faltas por licenças médicas.

Na última terça-feira, a prefeita Dárcy Vera (PSD) anunciou que irá tornar mais rigorosa a concessão de licenças médicas aos funcionários.

O objetivo é evitar abusos e economizar dinheiro --quando um servidor falta, é preciso pagar hora extra a outro que acumula a função ou é necessário haver reposição.

As faltas são apontadas como um dos principais gastos a serem combatidos, para fazer frente à atual crise financeira do município.

EFICIÊNCIA

Para o professor do departamento de gestão pública da FGV em São Paulo Clovis Bueno de Azevedo, a questão financeira não deveria ser a causa, nem o objetivo, para se atacar o problema de faltas por motivo de saúde.

"O risco é não fazer a economia", disse. "O trabalhador que deveria estar de licença trabalha com menos eficiência. E há o risco de estourar problemas mais graves de saúde lá na frente."

O ideal seria investir em melhores condições de trabalho, de acordo com o especialista, que ressaltou não conhecer o caso específico de Ribeirão Preto.

O diretor de recursos humanos da Prefeitura de Ribeirão, Thomaz Perianhes Júnior, disse reconhecer que a gestão precisa melhorar.

"Vamos entender as causas e melhorar o absenteísmo", afirmou.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão, Wagner Rodrigues, disse não confiar nos números apresentados pela prefeitura nesta semana. "Esses números são políticos. Querem jogar a culpa da ineficiência na gestão sobre o servidor."

A secretária da Administração de São Carlos, Helena Carmo Antunes, disse que é elevado o número de servidores faltosos por causa de doença na cidade. A prefeitura de Araraquara não quis se manifestar sobre o assunto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página