Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Setor automobilístico movimenta Itirapina

DE RIBEIRÃO PRETO

Outro setor que está movimentando a economia de cidades do interior paulista é o automobilístico. Em Itirapina, município de 16.709 habitantes próximo a Gavião Peixoto, o motivo é a nova fábrica da Honda.

A fabricante japonesa anunciou no mês passado uma unidade em Itirapina com capacidade para produzir 120 mil veículos por ano.

Na cidade, a principal economia é o setor de comércio e serviços, segundo os dados do IBGE. A taxa de analfabetismo da população é igual à de Gavião Peixoto (8,8%) e a população de 18 a 24 anos com ensino médio completo é de 35,7%.

A prefeitura recorreu ao governo do Estado para a instalação de uma escola técnica na cidade para formar mão de obra qualificada para atender a montadora e outras empresas que chegarão com a Honda. A expectativa é gerar 2.000 empregos.

Os cursos a serem oferecidos são de mecânica, elétrica, mecatrônica, eletrotécnica, eletrônica e mecânica automobilística. O início das operações está previsto para 2015. Será investidosR$ 1 bilhão na unidade.

O presidente da Honda no Brasil, Masashiro Takedagawa, disse à Folha em agosto que a decisão por Itirapina considerou a logística. "Itirapina é ligada por duas entradas, então a logística favorece. É só a 100 km de Sumaré, que é cercada por 20 fornecedores [do setor]", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página