Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeitura vai demitir mais comissionados, afirma vice-prefeito

Novos cortes serão feitos na semana que vem; ontem, 6 servidores foram exonerados da Secretaria da Educação

Plano inicial do governo Dárcy para economia de despesas não previa exoneração desses funcionários

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

O governo Dárcy Vera (PSD) vai anunciar novas demissões de funcionários comissionados na próxima semana. A afirmação é do vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio (PMDB).

Nesta semana, já foram 11 cortes de servidores sem concurso. Ontem, a Secretaria da Educação anunciou seis e, anteontem, foram sete no Daerp (autarquia de água).

"A intenção é anunciar de uma vez só [as medidas]", disse Marinho à Folha.

O corte de comissionados representa uma mudança no discurso do governo Dárcy, que, quando anunciou medidas de contenção de despesas, no último dia 17, não mencionou a demissão de funcionários. A prefeita deu ênfase a outros setores.

Após uma série de protestos do sindicato dos servidores, que diz que os comissionados ocupam "cabides de emprego" na prefeitura, o governo recuou e vem estudando as demissões.

A prefeitura quer cortar 20% dos custos da prefeitura para evitar que o município descumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ontem, na Câmara, Dárcy não conseguiu adiar outra medida de economia de despesas: a que reduz a jornada de trabalho na saúde para 30 horas.

PLANO DE CORTES

Hoje, as secretarias e autarquias municipais entregam o plano para o corte de gastos à prefeita. A partir deste ponto serão definidos o número de cargos a serem cortados, segundo Sampaio. O corte de gasto envolverá outras medidas além das demissões, diz Sampaio.

Dos seis cortes na Educação, dois serão substituídos, pois foram exonerados por baixo desempenho.

Também secretário da Infraestrutura, Marinho disse que vai demitir quatro comissionados na sua pasta.

O corte de comissionados é assunto delicado para a prefeita. Em março, ela chegou a ser cassada por uso de servidores não concursados em campanha eleitoral --a decisão acabou suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página