Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estado assina convênio para restaurar obras de Portinari

As 28 telas do pintor em Batatais têm risco de deterioração devido às más condições locais

DE RIBEIRÃO PRETO

O governo de Estado e a Prefeitura de Batatais assinaram ontem um convênio que prevê a liberação de R$ 374,7 mil para o restauro das 28 telas do pintor Candido Portinari (1903-62).

Os afrescos da igreja matriz da cidade, que são tombados, estão submetidos a condições que põem em risco sua integridade desde 2003. Neles, há problemas de goteiras, ação de cupins e excesso de calor e luminosidade.

Em agosto, o Ministério Público ajuizou ação contra o Estado e o município pedindo que a Justiça determinasse, em caráter liminar, um prazo de 30 dias para que os órgãos apresentassem comprovantes com a contratação da empresa especializada para a realização dos trabalhos de restauração e conservação, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia de atraso.

Após a ação, Estado e município adequaram o cronograma e firmaram o convênio que prevê o restauro.

Ao doar as telas à igreja, Portinari determinou que elas nunca saíssem do templo. Em razão da exigência, o restauro será feito na igreja.

A recuperação das obras deve ter duração máxima de 18 meses. Segundo a prefeitura, o restauro deve começar até novembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página