Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coderp negocia expansão para 27 cidades

Empresa de Ribeirão Preto controlada pela prefeitura estuda contrato com prefeituras e oito associações comerciais

Companhia é acusada pela oposição na cidade de terceirizar mão de obra em troca de apoio político

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

Após o governo Dárcy Vera (PSD) ter dobrado seus repasses para a Coderp, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto busca expandir os serviços para 27 municípios da região.

Além de negociar com essas prefeituras, a direção da empresa estuda ainda contratos com oito associações comerciais, disse ontem à Folha o superintendente da Coderp, Davi Mansur Cury.

"Entre 2009 e 2011 a Coderp investiu fortemente em melhorias e ampliação de sua capacidade de atendimento ao município, o que culminou com a possibilidade de iniciar seu projeto de expansão", disse Cury.

Ele disse, porém, que não poderia divulgar os nomes das cidades.

Naqueles anos, apesar do aumento no volume de contratos com a Prefeitura de Ribeirão, a Coderp fechou com prejuízo. Em 2012 o balanço foi revertido, e a empresa teve lucro de R$ 1,4 milhões. Cury diz que o prejuízo é explicado pelos investimentos necessários inclusive para a expansão da empresa.

Empresa de capital misto, que tem a prefeitura de Ribeirão Preto como principal acionista, a Coderp também foi procurada por prefeituras, interessadas na experiência da empresa em serviços de tecnologia, disse Cury.

Ele cita como exemplo a validação pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) do sistema para a contabilidade municipal da Coderp.

Entre os serviços em negociação estão o fornecimento de sistemas de contabilidade pública, gestão da folha de pagamento, cobrança da dívida ativa e gerenciamento de impostos como ISS e IPTU.

TERCEIRIZAÇÃO

Em Ribeirão, a oposição acusa a Coderp de realizar terceirização de mão de obra para a prefeitura como "moeda de troca" por apoio político --expressão usada pela tucana Gláucia Berenice. Especialistas apontam ainda um inchaço da empresa.

A Coderp atua do controle semafórico ao agendamento de consultas médicas.

Desde que Dárcy assumiu o governo, em 2009, a companhia é controlada pelo PMDB.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página