Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plano diretor quer vetar comércio em áreas residenciais

Tema é o principal foco de discussão em Araraquara; intenção é disciplinar melhor a instalação de empresas

Diretrizes que vão nortear o crescimento nos próximos anos estão sendo revisadas pela prefeitura

DE RIBEIRÃO PRETO

Fortalecer os corredores comerciais para evitar que empresas se instalem em áreas predominantemente residenciais. Esse é o principal foco de discussão da revisão do Plano Diretor de Araraquara, cujo relatório final será apresentado no próximo dia 30 de outubro.

O objetivo, de acordo com a prefeitura e a Câmara, é evitar transtornos aos moradores com barulhos excessivos e o agravamento do trânsito. Para isso, busca-se interromper a proliferação de estabelecimentos comerciais e indústrias em áreas com maior número de casas.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima, com o crescimento da cidade, empresas acabaram "invadindo" áreas residenciais, o que provocou queixas de moradores e uma demanda em relação ao tema que precisava ser resolvida.

O texto do atual Plano Diretor da cidade, aprovado em 2005, limita a instalação das empresas. Ou seja, apesar de uma série de exigências, ainda é possível instalar uma atividade comercial num bairro residencial. Com a revisão do plano isso não será mais possível, de acordo com a secretária de Desenvolvimento.

"Ou a empresa vai para o corredor comercial ou para um distrito industrial. É uma mudança de postura necessária para garantir tranquilidade à população", disse Alessandra de Lima.

Ela citou como exemplos de corredores as avenidas Padre Francisco Sales Colturato (avenida 36), Francisco Vaz Filho, 7 de Setembro e Bento de Abreu, no centro da cidade, e a Presidente Vargas, Dom Carlos Carmelo e Bandeirantes, em bairros.

A vereadora Edna Martins (PT), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental da Câmara, disse que a intenção é incentivar a instalação de comércios nesses corredores, favorecendo a criação de empregos nos bairros e a descentralização do centro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página