Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Missa ao ar livre atrai fiéis no calçadão de Ribeirão Preto

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Debaixo de uma chuva fina, de longe se via o padre em sua batina e com um guarda-chuva nas mãos. Rapidamente, ele e outras quatro pessoas improvisaram um altar no calçadão em frente à praça 15 de Novembro, despertando a atenção de comerciantes e pedestres que passavam pelo centro de Ribeirão Preto.

Toda quarta-feira é realizada a missa ao ar livre, que completou um mês e já atraiu cerca de 400 pessoas. O padre Carlos Eduardo Tibério afirmou que a ideia de missas semanais em áreas de grande circulação surgiu após mensagens do papa Francisco, que prega a simplicidade da Igreja Católica e a proximidade com os pobres.

"Nós seguimos o pensamento de que precisamos colocar mais água no feijão, ou seja, mostrar que estamos disponíveis a todos", disse.

Alguns já se familiarizaram com a celebração, como a vendedora Maria Luísa Dias, 24. "Eu trabalho aqui em frente e gostei muito da ideia. Sempre que posso, acompanho e ouço a mensagem".

Mesmo com a chuva da última quarta, os fiéis se aproximaram e em menos de 15 minutos o público passou de 20 para cerca de 80 pessoas. Alguns passavam, faziam o sinal da cruz e seguiam seu caminho. Outros, timidamente, acompanhavam.

"Estou procurando emprego e hoje estava um pouco desanimada porque já estou desempregada há dois meses", disse Inaiara Luana de Souza, 32. "Mas alegrou meu dia ver todas essas pessoas juntas rezando", afirmou.

O morador de rua Lucas, 23, permaneceu ao lado do padre durante toda a missa. Ele cantou, rezou e inspirou o sermão do padre, que reforçou a necessidade da igreja de acolher os excluídos. "Moro na rua desde os 15 anos, quando minha irmã morreu."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página