Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

STF obriga SP a adaptar escola para deficiente

Ação pede acesso novo em instituição de Ribeirão para alunos com cadeiras de rodas

DE RIBEIRÃO PRETO

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou anteontem que o governo do Estado adapte a escola estadual Professor Vicente Teodoro de Souza, em Ribeirão Preto, para garantir o acesso à pessoas com deficiência física.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Estado porque alunos que usam cadeiras de rodas não podiam acessar a parte superior da escola. Por isso, as aulas eram transferidas para o primeiro andar. Cabe recurso.

Anteriormente, a ação foi considerada improcedente pelo TJ. O Tribunal de Justiça entendeu que havia a necessidade de avaliar a disponibilidade financeira para a realização da obra.

No recurso ao STF, a Promotoria informou que é dever do Estado garantir às pessoas com deficiência o direito de acesso aos logradouros e edifícios públicos.

A FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão que administra as obras da Secretaria de Estado da Educação, informou por meio de sua assessoria que a escola já recebeu rampa de acesso na entrada.

Segundo a fundação, os serviços de acessibilidade da quadra de esportes e a reforma dos sanitários devem ser iniciados nos próximos 20 dias. Uma análise topográfica da escola foi iniciada para a execução e planejamento da acessibilidade local.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página