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Empórios oferecem desde cozinha até vinhos de R$ 999
Produtos e serviços exclusivos atraem consumidores da região; cortes especiais de carnes e trufas são ofertados
Na lista das lojas, aparecem alimentos sem glúten ou lactose, os lights e até franquia de cafés famosos
Funcionando desde abril na região da avenida João Fiúsa, o empório Bonami mantém uma cozinha equipada à disposição dos clientes que quiserem usar o espaço para eventos com até 15 pessoas. As iguarias da loja, claro, podem ir à mesa.
O empório também comprou uma máquina automática, exclusiva na região, segundo o sócio Eduardo Dotto, que acondiciona até sete garrafas de vinho e permite a venda de taças em diferentes quantidades. A ideia é que o freguês não precise comprar toda a garrafa para experimentar um rótulo novo.
A loja aposta também na seleção de bebidas, com cerca de 200 rótulos de cerveja e outros 180 de vinhos nacionais e importados, e os cortes prontos de carnes especiais, como o argentino bife de chorizo (o miolo do contrafilé) ou o francês magret de canard (cortes congelados de pato).
Para cativar a clientela, os empórios investem na exclusividade nos produtos e serviços, além de oferecer mimos ao freguês. O Buon Giorno, aberto há sete meses, trouxe a única representação do Octavio Café para a cidade, com baristas treinados pela cafeteria paulistana.
"Digo aos atendentes que é preciso transformar o cafezinho do cliente num vinho", diz a proprietária Ariane Lima, 49, cuja loja também tem vinhos, queijos e chocolates.
No Emporium Fiúsa, o gerente Jair Merchan aponta a estante de produtos trufados como um dos pontos únicos da loja. Lá é possível achar as famosas trufas, tipo de fungo usado na gastronomia que é encontrado por porcos ou cães junto a raízes de carvalhos nos bosques italianos.
O potinho com 25 gramas de trufas (cerca de três bolinhas de trufas brancas) sai por R$ 155 cada. Para acompanhar o jantar, é possível levar um vinho chileno de R$ 40 ou apostar no português Pêra-Manca, por R$ 999.
CARNE
Os cortes especiais de carnes são o forte do empório Santa Cruz, como os cortes argentinos de bife de chorizo, feito com o miolo do contrafilé, a partir do aproveitamento de apenas 40% da peça de carne.
"Para fazer esse corte, o animal tem de ter um padrão de gordura e musculatura que produza uma peça alta, para dar um bife bonito", diz o sócio André Taveira, 35.
A loja tem também uma rotisseria, que vende refeições para viagem e onde é possível encomendar o preparo de carnes nobres. "O conceito de rotisseria e loja de carnes é único em Ribeirão", afirma.
Já o Empório Don Camilo, no Jardim Paulista, focou nas opções light e saudáveis como contraponto à oferta de queijos e bebidas (também presentes na loja).
A proprietária Sara Almeida, 50, diz que são mais de 80 produtos sem açúcar, sem glúten, sem lactose e de baixa caloria nas prateleiras, que têm apresentado alta demanda por consumidores. "Procurei focar um pouco na qualidade de vida dos meus clientes", diz.