Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Casa de Cultura de Guaíra recebe obras de Tomie Ohtake

Exposição de 22 peças contempla gravuras e uma grande escultura em ferro da artista

DE RIBEIRÃO PRETO

Guaíra recebe, a partir de amanhã até o dia 14 de dezembro, a exposição de 22 obras de Tomie Ohtake, uma das maiores artistas plásticas do país. São 21 gravuras, realizadas entre 1971 e 1999 (5 serigrafias, 15 em metal), e uma grande escultura em ferro tubular, instalada no centro da sala de exposições da Casa de Cultura da cidade.

As gravuras estão reunidas em sequência temporal e dão, segundo Adonias Garcia, secretário de Cultura de Guaíra, "um belo perfil da autora, em termos de traços e cores".

As últimas, do final dos anos 90, têm mais elementos circulares e cores mais fortes. Há três (de 1991,1992 e 2002) em preto e branco. Nas últimas décadas, Tomie tem se dedicado mais às pinturas e esculturas.

A mostra, intitulada "Gravuras Tomie Ohtake" faz parte das comemorações do centenário da artista, que será comemorado em 21 de novembro. A curadoria da exposição foi do Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo.

A presença de Tomie em Guaíra não é exatamente uma novidade. Uma escultura de sua autoria, de 20 metros de comprimento e quatro metros de altura, está ao lado do lago do Parque Maracá na cidade desde 2008.

Garcia também crê que possa haver uma simpatia da artista pela cidade, já que a partir dos anos 30 houve uma forte migração de japoneses para Guaíra, que trabalhavam, sobretudo, no campo.

Seu filho, o arquiteto Ricardo Ohtake, foi quem propôs à prefeitura e ao secretário a exposição, por conta da relação anterior da artista com a cidade. "A escultura dela no parque tem entre três e quatro metros de altura e é em ferro tubular, toda branca."

A Casa de Cultura de Guaíra tem mais de 40 anos e abriga teatro, uma pequena pinacoteca (local da exposição de Tomie), biblioteca e cursos que atendem 200 alunos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página