Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Protótipos em Ribeirão Preto revelam estudos de Da Vinci

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

"O Legado", exposição de protótipos baseados em estudos de Leonardo Da Vinci, revela ao público como muitos dos objetos hoje utilizados foram desenvolvidos a partir das ideias do inventor.

A exposição chega a Ribeirão Preto na próxima terça-feira, onde poderá ser conferida por um mês no Theatro Pedro 2º de terça a sábado, das 10 às 18h, e domingo até às 16h. Estarão expostos 21 protótipos do "gênio da Renascença", todos construídos a partir de seus desenhos.

Ribeirão é a segunda cidade a receber a mostra. Passou por Campinas, onde recebeu cerca de 5.000 visitantes.

As chamadas máquinas de Leonardo da Vinci são, originalmente, desenhos e anotações do inventor seguidos à risca por engenheiros artesãos de Santa Catarina. Eles estão divididos em quatro seções: ar, guerra, água e máquinas civis.

"Da Vinci tinha três obsessões: voar, dizia que o homem só seria perfeito se voasse; a guerra e o fato de não conseguir finalizar seus projetos", diz Vera Becker, responsável pela exposição. "A expressão nunca saiu do papel' nasceu com Da Vinci", afirma. "Nenhum desses estudos foram concretizados por ele."

Visionário em diversas áreas, alguns dos projetos, como a máquina voadora, inspiraram equipamentos como o helicóptero.

TAMANHO NATURAL

O diferencial da mostra brasileira é que os protótipos se aproximam ao máximo do projeto natural, em relação ao tamanho. Por exemplo, a catapulta com quatro metros de diâmetro e 70 quilos.

A exposição ainda conta com seis peças que nunca antes foram reproduzidas: a balestra, ponte giratória, inclinômetro, bate-estaca, a serra hidráulica e o carro cortador --este último uma invenção "aniquiladora", segundo Vera, por usar lâminas presas a carroças que serviriam para cortar os pés de soldados e patas de cavalo nas batalhas.

Além dos protótipos, a mostra traz 11 painéis com reprodução de telas do artista, como Mona Lisa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página