Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ribeirão precisa criar 1.012 vagas de creche

Dados da Fundação Seade mostram que nº é necessário para a cidade cumprir meta de atender 50% das crianças

Prefeitura tem plano para 750 novas vagas em creche; prazo para abertura não foi fixado pela administração

DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão Preto precisa criar 1.012 vagas em creches se quiser cumprir a meta do Plano Nacional de Educação que prevê o atendimento de 50% das crianças em idade entre 0 e 3 anos até 2020.

Atualmente, a cidade atende a 46,7% das crianças nessa faixa etária, segundo estudo divulgado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento.

A administração da prefeita Dárcy Vera (PSD) informou, por meio de nota, que há projetos para a construção de cinco creches, que juntas oferecerão 750 vagas. O prazo para o cumprimento dessa meta não foi informado.

A média no Estado de São Paulo para o atendimento em creches é de 31,9% da população de 0 a 3 anos, segundo o estudo da Seade, que usou números de 2012 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Quatro das cinco creches serão construídas com verba do governo federal. A quinta será feita por meio de convênio com o governo do Estado.

A prefeitura informou que todos os pedidos de vaga têm sido atendidos e que os números da Seade "não condizem" com os do município.

A administração, porém, não divulga o número de crianças na fila por creche.

Em São Paulo, 18 vezes maior que Ribeirão Preto, a prefeitura divulga mensalmente o deficit de vagas em creches na internet.

Para o assessor técnico da Seade Rafael Camêlo, Ribeirão tem características de uma cidade com alta demanda por vaga em creche. "Ribeirão Preto é um cidade de economia forte, com participação grande das mulheres no mercado de trabalho."

ORÇAMENTO

Apesar da falta de vagas e dos planos para a expansão de unidades, a prefeitura não aumentou o valor destinado às creches no Orçamento para o próximo ano. Serão R$ 172 milhões.

Em 2012, a prefeitura deixou de atender 1.101 pedidos de vagas, segundo levantamento feito pela Folha com os Conselhos Tutelares, que encaminham os pedidos à Secretaria da Educação.

A ida das crianças à creche não é obrigatória --passa a ser para crianças a partir de quatro anos na pré-escola.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página