Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Festival de chorinho faz homenagem a Ernesto Nazareth

Maratona em São Carlos começa nesta segunda-feira; no próximo domingo, serão 12 horas ininterruptas de apresentações de choro

DE RIBEIRÃO PRETO

São Carlos se prepara para 12 horas ininterruptas de choro. Precursora dos festivais de chorinho no país, a 10ª edição do "Chorando sem Parar", uma maratona musical, homenageia o pianista e compositor Ernesto Nazareth (1863-1934).

Um dos mais importantes músicos de choro do país, Nazareth tinha como fãs personagens ilustres da história, como o escritor Mario de Andradre, admirador declarado. Seu choro mais famoso é "Apanhei-te Cavaquinho".

A programação do festival começa amanhã com exposições de vídeos, fotos, palestras e workshops, e vai até o próximo domingo, com a maratona musical. As apresentações vão das 10h às 22h.

O festival, que já homenageou Izaias do Bandolim, Paulo Moura e Zé Menezes, já atraiu mais de 100 mil pessoas nos últimos dez anos, diz a organização do evento.

Fátima Camargo Catalano, idealizadora e organizadora, conta que o projeto nasceu da necessidade de ocupar culturalmente a praça 15, no centro de São Carlos.

"Escolhemos o choro porque há dez anos era um ritmo pouco difundido no Brasil, mas com grande sucesso no exterior", diz Fátima.

"Além de que é um estilo de muita qualidade musical, com arranjos elaborados. E, ao mesmo tempo, muito popular. Quem escuta, gosta."

ONZE CONVIDADOS

Convidado homenageado da edição, o pianista Arthur Moreira Lima é responsável pela redescoberta da obra de Nazareth, que completaria 150 anos em 2013. Lima lançou dois álbuns duplos com a obra do compositor.

O festival também terá a apresentação de 11 "chorões", como são conhecidos os músicos do estilo.

"A cara desta edição é do Nazareth. Todos os músicos que se apresentarão têm alguma ligação com sua obra", afirma Fátima. "No elenco temos instrumentistas brasileiros e estrangeiros que contribuem para a crescente respeitabilidade internacional da música brasileira."

Apenas no domingo, durante a maratona musical, a organização do evento espera a presença de 12 a 15 mil pessoas. Estão previstos shows com o pianista César Camargo Mariano e os grupos Izaías e seus chorões, Quintal Brasileiro e Orquestra Saga, e atrações internacionais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página