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Foco

Após restauração, Maria-fumaça histórica é exposta em São Carlos

Conjunto de ações da Fundação Pró-Memória custou R$ 15 mil; locomotiva pode voltar a funcionar em linha turística da cidade

DE RIBEIRÃO PRETO

Depois de receber novas peças, pintura e uma limpeza especial, a histórica locomotiva "Maria-Fumaça 821" ganhou uma exposição em São Carlos.

A locomotiva a vapor do fim do século 19 foi uma das primeiras a circular na estrada de ferro de São Carlos.

A recuperação faz parte de um projeto de valorização da cultura ferroviária local, que estuda a possibilidade de colocar a maria-fumaça novamente em operação numa linha turística da cidade.

Por iniciativa da Fundação Pró-Memória de São Carlos, a recuperação estética da locomotiva, com custo de R$ 15 mil, contou com a restauração e a substituição de peças, limpeza da caldeira, retirada de ferrugem e nova pintura. O processo de reforma durou quatro meses.

"Ela faz parte do patrimônio ferroviário, em grande parte sucateado e esquecido. É também um remanescente do período cafeeiro, importante fase da história do município", disse Luís Carlos Triques, diretor presidente da fundação.

A locomotiva está exposta permanentemente na plataforma da Estação Cultura. A entrada no local é gratuita.

EXPOSIÇÃO

Para acompanhá-la, a fundação também montou a exposição "Com o passar dos trilhos", que traz, a partir de uma linha temporal, ilustrações e eventos que marcaram a história das ferrovias no Estado de São Paulo.

São episódios, desde 1852, como a chegada da primeira maria-fumaça no Brasil, "A Baronesa". Também estão expostas maquetes de ferrovias, montadas pelo grupo ferromodelista da cidade.

As ferrovias em São Carlos tiveram grande importância no final do século 19 e meados do século 20, com vagões de passageiros e de cargas.

Além da ligação da cidade com outras regiões do interior e ao porto de Santos, existiam ainda vário ramais em direção à área rural e aos distritos de Santa Eudóxia e Água Vermelha.

A criação da linha turística em São Carlos está orçada em R$ 6 milhões, incluindo a construção de uma linha.


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