Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Pesquisadores de São Carlos lançam nova versão de jogo contra a dengue

DE RIBEIRÃO PRETO

Um jogo educativo que estimula o combate à dengue, criado por cientistas há cerca de dois anos e que já conta com mais de cinco milhões de acessos teve o lançamento de sua segunda versão em São Carlos.

O Contra Dengue 2, que narra a aventura contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, trouxe como novidade a possibilidade de acesso a partir de plataformas móveis, como tablets e celulares.

Coordenado pelo físico Elson Longo, 73, o projeto tem como objetivo conscientizar brincando. O jogo pode ser acessado gratuitamente e on-line. Professores interessados em usar a ferramenta podem se cadastrar na página e ter acesso ao progresso feito pelos alunos no jogo.

Segundo Longo, a ferramenta lançada na última semana já recebeu o cadastro de 40 educadores.

Professor e pesquisador em educação, Marcelo Fernandes, 38, tem usado os jogos em salas do ensino médio estadual em Estiva Gerbi, na região de Campinas.

"Os alunos se sentem mais estimulados, com vontade de aprender o conteúdo. Eles têm uma participação afetiva quando estão jogando."

Alexandre Rosenfeld, coordenador do portal Ludo Educativo, disse que a série Contra Dengue é ideal para crianças na faixa dos 12 anos de idade, embora possa agradar a um público variado.

Na jogo, para passar de fase, o personagem deve eliminar o mosquito causador da doença em diversos cenários, com diferentes desafios.

O portal criado pela equipe conta com conteúdo para outras matérias, como matemática, português e nutrição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página