Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Shoppings adotam sistemas de pontos para fidelizar cliente

Troca pode ser feita por mercadorias, diárias em hotéis, ingressos de espetáculos e para ter acesso a áreas VIPs

Serviço é ofertado pelos shoppings Ribeirão e Iguatemi; concorrência dos centros de compras motivam as medidas

VENCESLAU BORLINA FILHO DE RIBEIRÃO PRETO

Como forma de atrair consumidores e evitar fuga de clientes para a concorrência, shoppings de Ribeirão Preto estão implantando o sistema de pontos nos seus programas de fidelidade já criados.

O funcionamento é semelhante ao dos cartões de crédito e das companhias aéreas, e podem ser trocados por mercadorias, vantagens e serviços exclusivos.

O elevado poder de compra dos clientes da região é o pano de fundo dos programas de relacionamento, segundo o assessor econômico da Fecomércio (Federação do Comércio de São Paulo), Guilherme Dietze.

O setor de comércio e serviços foi o que mais cresceu em 2011 em Ribeirão, segundo resultado do PIB (Produto Interno Bruto) divulgado na semana passada.

"O sistema de pontos é mais conhecido pelas classes média e alta. Como a concorrência no comércio é alta, a fidelização é necessária, inclusive, pelo aumento dos números dos shoppings", disse.

O sistema de pontuação do Ribeirão Shopping começará a funcionar em janeiro de 2014, segundo a diretoria do centro de compras. A expectativa é que 2.000 clientes se cadastrem. O programa de relacionamento do local foi implantado neste ano.

"O programa é uma forma de valorizar e premiar nossos clientes. Da mesma forma que eles escolheram o Ribeirão Shopping, também queremos participar da melhor forma do seu dia a dia", disse Marcos Botelho, gerente de marketing do shopping.

O sistema de pontos do shopping Iguatemi já está implantado, mas vai sofrer formatações. Segundo a direção do empreendimento, 35 clientes ativos foram "migrados" do programa do Iguatemi São Paulo para Ribeirão Preto.

"O Iguatemi Ribeirão Preto é o primeiro fora da capital a receber o sistema de pontuação da rede. O programa tem um potencial gigantesco de dar certo em Ribeirão", disse Felipe Barbosa, gerente de marketing do shopping.

Os shoppings Santa Úrsula e Novo Shopping não têm sistema de pontos nos programas de relacionamentos.

BENEFÍCIOS

No Ribeirão Shopping, os clientes participantes do programa de relacionamento com pontos acumulados a cada compra terão acesso ao Lounge VIP. O espaço já está criado e oferece áreas para o cliente experimentar roupas, descansar e usar banheiro e computador.

O programa também já oferece descontos e isenções para o estacionamento e atendimento de uma personal shopper, especialista em moda para dar dicas do que vestir e como comprar a roupa.

Segundo Botelho, a pontuação também permitirá ao cliente obter ingressos para shows e espetáculos teatrais no centro de eventos do local. O cadastramento do cliente no programa poderá ser feito no Lounge VIP. Ele será selecionado a partir do relacionamento com o shopping.

O shopping Iguatemi, por enquanto, não vai oferecer área VIP aos clientes. Mas eles podem usar o Lounge existente em outras unidades da rede, como os shoppings JK e Iguatemi São Paulo, ambos na capital paulista.

Em Ribeirão, o empreendimento dispõe de uma loja virtual em que o cliente pode trocar os pontos por mercadorias. Os pontos também podem ser usados no serviço de vallet para carros e diárias em hotéis credenciados.

Segundo Barbosa, na formatação local do programa poderão entrar "experiências" com golfe e diárias em hotéis e resorts da região. Na inauguração do Iguatemi, em setembro, uma ação de marketing presenteou 200 pessoas com uma bebida convidando para o programa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página