Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Regra traz 'tutela inaceitável', diz dirigente da Fenaj

DE RIBEIRÃO PRETO

O presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Celso Schröder, disse que o controle sobre a transmissão de uma TV pública legislativa não deve ser atribuição dos parlamentares.

"Isso significa uma tutela absolutamente indesejável, inaceitável e inadequada."

"Ao presidente cabe conduzir as sessões do parlamento, e nenhum jornalista pode fazer isso. Por outro lado, não cabe ao presidente editar qualquer atividade jornalística", afirmou.

Schröder analisou o estatuto da TV Câmara a pedido da Folha. Ele afirmou que o texto mostra uma "vertente autoritária".

Para o presidente da Fenaj, o público tem o direito de conhecer a atividade parlamentar, mas a divulgação do trabalho legislativo pelas TVs públicas é uma função que deve ficar a cargo de jornalistas, sem a interferência dos parlamentares.

O presidente da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas), Rodrigo Lucena, disse que tentativas de controlar transmissão de TVs legislativas costumam gerar desgaste político que inibe a prática.

"Com a experiência, as administrações vão percebendo que é melhor deixar a emissora mais livre, com regras acordadas [entre vereadores]", disse.

Lucena afirmou não comentar a atuação interna dos legislativos, como no caso do novo estatuto da TV Câmara de Ribeirão, e que a definição das regras de funcionamento da TV devem ser definidas pelo próprio legislativo.

"Às vezes, com a interpretação de um texto se possa achar que há controle, quando é uma tentativa de organizar [o funcionamento do canal]", afirmou.

Lucena disse ainda que, em muitos casos, as TVs legislativas não possuem regras de funcionamento estabelecidas por leis, decretos legislativos ou outros tipos de regulamentação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página