Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Custo de vida cresce menos em relação a 2012

Indicador elaborado pela Acirp fechou 2013 em 6,27%, ante 6,37% do ano anterior

DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão Preto registrou crescimento menor do ICV (Índice de Custo de Vida) no ano passado em comparação com 2012. O indicador da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) mede a variação dos preços de produtos e serviços adquiridos na cidade.

Em todo o ano passado, o ICV --calculado pelo Instituto de Economia da associação-- ficou em 6,27%, número um pouco menor que o índice registrado nos 12 meses de 2012, de 6,37%.

Antonio Vicente Golfeto, diretor do instituto, diz que o resultado é fruto da atividade econômica menor no ano, reflexo de uma crise vivida em todo o país --no terceiro trimestre do ano passado, a economia brasileira teve retração de 0,5% em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com números do PIB (Produto Interno Bruto).

De acordo com ele, a queda no consumo causa redução dos valores dos produtos.

Para fazer a medição do ICV, o instituto leva em consideração preços de materiais escolares, mensalidades das escolas, alimentação (dentro e fora de casa), transporte (coletivo e individual) e gastos com saúde, vestuário e despesas pessoais.

"O índice revela que houve um aumento menor de preços. Isso mostra que Ribeirão Preto pode estar revertendo uma tendência histórica: de ser uma cidade rica e cara. É possível, sim, o município ter muita riqueza, mas ter um custo de vida mais acessível", disse Golfeto.

O diretor do Instituto de Economia da associação acrescenta também que o custo de vida alto espanta investimentos. "A indústria não quer se instalar numa cidade onde tudo é caro", afirmou.

Para fazer o cálculo, a associação observou os gastos de famílias que moram em Ribeirão Preto e possuem renda mensal entre dois e dez salários mínimos.

Tanto em 2013 quanto em 2012, o mês de janeiro apresentou o maior índice na comparação com os demais meses do ano.

Vicente Golfeto informou que o "recorde" é reflexo dos gastos referentes a impostos como IPTU e IPVA, matrículas escolares e com o transporte coletivo. Em 2013, o preço da passagem de ônibus teve reajuste no primeiro mês do ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página