Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Franca cede e mantém vagas no centro

Após pressão de comerciantes, prefeitura tornou permanente estacionamento autorizado para o período de Natal

Parar em vagas de Zona Azul continua a ser permitido após as 16h e o dia todo aos sábados, domingos e feriados

DE RIBEIRÃO PRETO

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (PSDB), recuou da proibição de estacionamento em 11 ruas do centro da cidade e decidiu permitir o uso das vagas de Zona Azul a partir das 16h nos dias de semana e durante o dia todo aos sábados, domingos e feriados.

A proibição, implementada em agosto, extinguiu 329 vagas em 11 ruas do centro.

Após pressão de comerciantes da região, o prefeito havia cedido e permitido, desde 6 de dezembro, o estacionamento nesses horários para o período de compras de final de ano.

Na época, uma nova reunião foi marcada para janeiro para reavaliar a medida.

Em reunião na sede da prefeitura, anteontem, entre Ferreira e o presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), José Alexandre do Carmo Jorge, ficou decidido que o estacionamento será mantido no horário especial autorizado inicialmente só para dezembro.

A prefeitura adotou a proibição como forma de melhorar a fluidez do trânsito na região central. As vagas foram remanejadas para quadras mais afastadas do centro comercial da cidade.

Durante a reunião, segundo Jorge, o prefeito afirmou que o retorno parcial do estacionamento em dezembro causou uma diminuição na velocidade média dos ônibus e aumentou o tempo de deslocamento das ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O argumento foi utilizado, ainda conforme Jorge, para rejeitar o pedido da Acif de que as vagas fossem utilizadas em tempo integral, como era antes da restrição.

"Ele [prefeito] está irredutível. Mas ficar desse jeito já foi uma vitória para nós", disse o presidente da Acif.

A Prefeitura de Franca divulgou nota na qual informa que "acompanhamento" do trânsito no local após a volta do estacionamento em dezembro mostrou a "boa fluidez do trânsito e mobilidade das pessoas".

A assessoria de imprensa da prefeitura não confirmou o teor das declarações de Ferreira durante a reunião.

A nota também informa que um projeto de revitalização do centro será elaborado em parceria com os comerciantes. Não foram informadas as medidas previstas no projeto. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o plano de revitalização ainda será elaborado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página