Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Moradores da região recebem água com areia e barro

Situação mais crítica é a de Ribeirão, onde dona de casa usa coador de café na torneira para separar a areia da água

CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO

Moradores do bairro Quintino Facci 2, em Ribeirão Preto, estão há um mês recebendo água com areia nas torneiras. Em Batatais, os canos de um bairro liberavam água com barro na última semana.

As duas situações, insólitas, são registradas em pleno verão, período chuvoso em toda a região.

Em Ribeirão Preto, a dona de casa Ana Eleuza França, 55, colocou um coador de café amarrado à torneira da pia da cozinha para tentar separar a areia da água.

"Um dia, percebemos que estávamos mastigando areia e verificamos que vinha da água da torneira", afirmou Danilo França Silva, 25, filho de Ana Eleuza.

Os coadores acumulam muita areia e precisam ser trocados diariamente.

Silva, disse que o Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) já foi acionado mais de uma vez, mas nunca foi até o local para ver o problema.

Ele disse limpar o chuveiro de casa duas vezes por semana, para tirar o acúmulo de terra. Vizinhos de Ana Eleuza também reclamaram do mesmo problema.

O geólogo do Daerp, Marciano Teixeira Correia, disse que irá enviar técnicos para verificar o problema.

De acordo com ele, uma das possíveis causas pode ser a variação na pressão da bomba que, se muito forte, pode bombear resíduos sólidos para a rede.

Outra possibilidade seriam furos nos canos ao longo da rede, que permitiriam a entrada de areia.

BARRO

Em Batatais, a dona de casa Fabrícia de Marchi, 33, conta que na última terça-feira as torneiras de sua casa despejaram barro. Isso aconteceu depois de o bairro em que ela mora, o Alto da Bela Vista, ter enfrentado 30 horas seguidas de falta de água.

"Temos problemas de abastecimento há 30 anos aqui. Todo dia a água acaba às 9h e só volta lá pelas 18h. Para tomar banho, só por volta da meia-noite, quando a caixa pega pressão", disse.

O problema foi registrado em quase todo o bairro.

Em nota, a Prefeitura de Batatais informou que o problema no abastecimento de água com barro no Alto da Bela Vista foi solucionado.

Ainda de acordo com a prefeitura, o problema aconteceu depois de um reparo na bomba do sistema.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página