Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Indústrias da região de Ribeirão fecham 3.450 vagas em 2013

Araraquara teve pior desempenho, indica levantamento do Ciesp

DE RIBEIRÃO PRETO

As indústrias da região de Ribeirão Preto fecharam 3.450 postos de trabalho no ano passado, segundo levantamento do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgado ontem.

As regionais do Ciesp de Araraquara, Franca e São Carlos tiveram um resultado negativo de aproximadamente 4.450 vagas, considerando o resultado entre demissões e contratações em 2013.

Na região, apenas Sertãozinho teve resultado positivo no ultimo ano, com a criação de mil postos de trabalho.

O resultado da indústria contrasta com o balanço geral da geração de empregos na região, que apesar do ritmo mais fraco em cinco anos, fechou 2013 com saldo positivo, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregos) divulgados anteontem.

No Estado de São Paulo, segundo o levantamento do Ciesp, foram fechadas 36.500 vagas no ano passado, resultado 1,4% menor que o do ano anterior. No interior do Estado, a queda em relação a 2012 foi menor, de 0,85%.

As indústrias do setor sucroenergético (açúcar e álcool), um dos principais para a economia da região, fecharam o ano passado com resultado estável. Foram fechadas 584 vagas, o que representa uma variação negativa de 0,02%.

O gerente-executivo do Ceise-BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Sebastião Macedo, afirmou que o bom desempenho de Sertãozinho pode ser atribuído a uma melhor safra da cana-de-açúcar em 2013.

Apesar disso, afirmou ser prematuro apontar uma possível recuperação do setor, que teve redução de empregos na metalurgia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página