Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Especialistas aprovam novas diretrizes

Imóveis mais recentes e bens imateriais, como festas e eventos, são considerados pontos importantes da história

Entre os exemplos de bens imateriais, estão a Agrishow e o Festival Tanabata, importantes eventos em Ribeirão

DE RIBEIRÃO PRETO

Especialistas em história afirmam que o Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural) de Ribeirão Preto deve, sim, atuar para proteger imóveis mais recentes e eventos e festas, os chamados bens imateriais.

Professora de Patrimônio Cultural do Centro Universitário Barão de Mauá, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa diz que a preservação da arquitetura modernista é importante para o município e para o país.

"A arquitetura modernista é um dos movimentos arquitetônicos mais nacionais que existem, com inovações e métodos brasileiros", afirma. "É pós-arquitetura eclética, com influência francesa, europeia. Deve se preservar porque é importante para a história nacional."

O arquiteto Carlos Palladini, do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), diz que a preservação desses imóveis com características modernistas é importante porque se trata de um estilo desenvolvido e criado no país.

"Através da arquitetura, você consegue estudar diferentes comportamentos ao longo dos anos, da sociedade de cada época. Sabemos, por exemplo, como as pessoas viviam. Se não houver proteção, toda essa história morre", afirma Palladini.

O arquiteto Domingos Guimarães, professor do Centro Universitário Moura Lacerda, diz que bens imateriais devem ser preservados, "porque representam a cultura de uma localidade, um povo."

"Essa coisa de preservar bem imaterial é recente", afirma o arquiteto. "É um tema que fica um pouco esquecido por conselhos, mas que deve estar sempre em pauta."

A presidente do Conppac, Cláudia Morroni, diz que o conselho vai agir de uma forma mais intensa para conseguir preservar os chamados bens imateriais.

Ela cita como exemplo a Agrishow (maior feira de tecnologia agrícola da América Latina) e o Festival Tanabata (tradicional festa da cultura japonesa), eventos que têm história em Ribeirão Preto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página