Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeituras de SP se dividem sobre aulas durante a Copa

Dos 30 municípios mais populosos do Estado, 11 terão férias durante jogos

Cinco prefeituras vão dispensar os alunos apenas nos dias de jogos do Brasil; duas não fecharam datas

CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO

As prefeituras dos 30 municípios mais populosos do Estado de São Paulo estão divididas sobre o período de aulas nas escolas durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil, que será realizada de 12 de junho a 13 de julho.

Onze prefeituras anteciparam e ampliaram o período das férias nas escolas municipais para coincidir com os jogos, enquanto seis delas ou anteciparam ou prolongaram as férias, mas sem contemplar todo o campeonato.

Outras cinco prefeituras afirmaram que só vão dispensar os alunos ou liberar mais cedo nos dias dos jogos do Brasil, enquanto outras duas adaptaram o período do recesso escolar. Duas ainda não definiram o calendário.

O principal argumento das prefeituras é evitar transtornos, como para o trânsito e prejuízos ao ano letivo.

Todas as prefeituras prometem cumprir os 200 dias letivos conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases --obrigatórios nos casos dos ensinos fundamental e médio.

Além das prefeituras, o argumento do trânsito e da organização do país também foi adotado pelo governo paulista, segundo a responsável pelo planejamento da rede escolar e matrícula da Secretaria de Estado da Educação, Andrea Grecco.

Na rede estadual de ensino, o início das aulas foi antecipado neste ano para o dia 28 de janeiro para que as férias ocorram de 12 de junho a 11 de julho. A final da Copa é no domingo, 13. A rede estadual atenderá 4,3 milhões de alunos neste ano.

"É também um ganho pedagógico os alunos estarem em férias durante os jogos e não perderem dias letivos para assistir aos jogos", disse Andrea Grecco. De acordo com ela, os municípios chegaram a consultar o Estado para seus calendários.

"Em muitas famílias há irmãos que estudam nas diferentes redes, assim como professores que lecionam no Estado e município. Por isso o interesse de combinar datas."

REGIÃO

Em Ribeirão Preto, os alunos não terão férias durante a Copa do Mundo. O recesso, segundo informou a prefeitura, será de 8 a 27 de julho. Na abertura do mundial, no dia 12 de junho, os alunos serão dispensados.

O calendário em São Carlos também já foi definido. As aulas começam hoje e as férias serão de 30 de junho a 11 de julho. As crianças poderão assistir à final em casa.

Em Franca, as aulas na rede municipal começaram no dia 28 de janeiro para que os alunos possam ser liberados das aulas nos dias de jogos do Brasil. Já em Araraquara, os alunos serão liberados uma hora antes dos jogos.

Campinas seguirá o recesso do Estado. Os alunos terão um mês de férias, ao contrário do normal, de 15 dias corridos. Porém, as aulas vão até 23 de dezembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página