Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ribeirão fica de fora da Virada Cultural pelo 3º ano seguido

Secretário da Cultura afirmou que, caso novo pedido ao Estado seja negado, cidade vai organizar evento municipal

Governo disse que reuniões são feitas desde novembro e que pedido de município foi recebido apenas ontem

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Pelo terceiro ano consecutivo, Ribeirão Preto ficou de fora da Virada Cultural Paulista. O evento ocorrerá em maio em 28 cidades, quatro delas na região.

O secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca, se disse surpreso de a cidade ter ficado de fora do evento mais uma vez. Ele afirmou que a prefeitura encaminhou pedido para participar do evento e já havia previsto gastar R$ 150 mil na Virada.

A Secretaria Estadual de Cultura, responsável pela contratação dos artistas e coordenação geral do evento, informou que recebeu apenas ontem o ofício encaminhado por Ribeirão Preto.

De acordo com a pasta, os municípios que vão participar do evento estão desde novembro participando de reuniões presenciais para discutir a organização. "Fiquei muito chateado por Ribeirão ter sido preterida para a Virada, o governo paulista não tem nos atendido."

Maraca afirmou que pedirá a inclusão da cidade no evento. Disse ainda que, se não participar da edição estadual, a cidade terá uma edição municipal na mesma data.

"Nos moldes do evento estadual, com duas atrações e artistas da região", disse.

Ribeirão não participa da Virada Cultural desde 2012, quando a prefeitura alegou que não tinha espaço para realizar o evento.

Na ocasião, surgiu o movimento Se Vira Ribeirão, que organizou um evento independente do financiamento do poder público. Uma nova edição é planejada para este ano.

"É uma pena porque o município esvaziou todas as políticas públicas da cidade. Desde 2012 só prometem mais iniciativas, mas nunca sai do papel", disse Jonas Paschoalick, 32, um dos integrantes.

De acordo ele, a próxima edição ocorrerá independentemente do financiamento da prefeitura, mas diz que os integrantes estão abertos a receber verba para o evento.

"Não temos nada contra, mas o governo precisa entender que a função dele não é ser um produtor cultural, mas fomentar a produção de cultura", disse Paschoalick.

EVENTO

A Virada ocorrerá nos últimos dois finais de semana de maio. Nos dias 24 e 25, Araraquara, Barretos e Franca receberão artistas na região.

Em Araraquara, já foram confirmados os shows de Otto e Gal Costa. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a região terá shows de Baby do Brasil e Titãs, em São Carlos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página