Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Forte calor aumenta ataques de abelhas e escorpiões em SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SANTOS DE RIBEIRÃO PRETO

Com o forte calor, Santos, no litoral do Estado, tem registrado vários ataques de abelhas. Em Barretos, o clima também pode ter provocado ataques de escorpiões.

De acordo com os bombeiros, o número de atendimentos registrados em janeiro deste ano quase triplicou em relação ao mesmo período de 2013, saltando de 33 para 91.

A Folha mostrou nesta semana que também houve uma infestação de escorpiões em quatro bairros de Barretos. Dezessete pessoas já foram picadas desde o início do ano, de acordo com a Vigilância em Saúde. No mesmo período do ano passado, foram duas ocorrências.

Diretora da Vigilância em Saúde de Barretos, Sueli Vieira Martins afirma que o aumento de casos na cidade pode ter relação com o calor excessivo, aliado ao desmatamento para a construção de imóveis e o acúmulo de objetos sem uso nas moradias.

As ocorrências em Santos se concentram na área urbana --no centro e na região da orla. Ninguém morreu em decorrência das picadas. Porém, todas as ocorrências foram de ataques "agressivos", segundo a corporação.

"O calor é um fator importante nesse fenômeno", afirma Ronaldo Bastos Francini, professor do curso de ciências biológicas da Universidade Católica de Santos.

"Quanto mais alta a temperatura, mais rápido as abelhas se desenvolvem."

Além disso, Francini menciona o fenômeno da "enxameação", muito comum no verão, quando as abelhas se dividem para criar novas colônias. Elas se espalham por uma região maior, ampliando os incidentes de ataques.

O comandante interino do 6º Grupamento dos Bombeiros, major Fábio Roberto Betini, explica que um ataque de abelhas pode provocar reações alérgicas e até choque anafilático.

O aposentado Eduvaldo Santana, 56, teve o condomínio invadido por abelhas, que criaram colônia em uma janela. "Todas as tardes as abelhas saíam e invadiam os apartamentos."

Os bombeiros já removeram a colmeia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página