Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

São Carlos quer retirar carros abandonados de ruas e avenidas

Projeto que prevê recolhimento e leilão deve ser analisado hoje

DE RIBEIRÃO PRETO

Os vereadores de São Carlos devem votar hoje o projeto de lei que autoriza a prefeitura a recolher e leiloar em 60 dias os veículos abandonados em vias públicas.

A justificativa é que os carros podem causar um problema de saúde e de segurança pública, por dar origem a criadouros do mosquito da dengue e até esconderijo de bandidos e usuários de droga.

A prefeitura não tem um levantamento da quantidade de veículos abandonados nas vias públicas da cidade.

O chefe da Divisão de Trânsito de São Carlos, Milton Bastos, afirmou que, como eles estão estacionados regularmente, não há como retirá-los das ruas e avenidas.

De acordo com Bastos, o departamento recebe, em média, três reclamações de veículos abandonados em vias públicas por mês.

"Mas são muitas mais informalmente", disse.

O diretor do Departamento de Trânsito, Mateus Araújo e Silva, afirmou que os veículos abandonados reduzem a oferta de vagas de estacionamento nas ruas da cidade.

Segundo o projeto de lei, os carros recolhidos que não forem resgatados em 60 dias serão leiloados.

Os órgãos competentes para declarar o abandono e recolher o veículo serão a Polícia Militar e os agentes municipais de trânsito.

São Carlos tem hoje uma frota de 155.041 veículos, conforme levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) de 2013.

Segundo o autor do projeto, o vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS), o recolhimento dos veículos será feito após cinco dias da notificação, sem resposta do dono.

O problema é uma constante nos municípios da região. Em Ribeirão, há carros abandonados nas ruas. Em Franca, por exemplo, os motoristas que não se manifestarem em até 25 dias têm o carro recolhido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página