Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Exposição brinca com o real e o imaginário no Iguatemi

'Experiência Escher', gratuita e aberta até o dia 17 de abril, reúne cópias de obras de sucesso em duas exposições nos últimos anos

DE RIBEIRÃO PRETO

Com imagens que parecem se modificar diante dos olhos, como num passe de mágica, a exposição das obras de Maurits Cornelis Escher ficará aberta ao público de Ribeirão Preto e região até abril no shopping Iguatemi.

A exposição "Experiência Escher" reúne as obras que fizeram sucesso nas mostras "O Mundo Mágico de Escher" e a "Magia de Escher".

A mostra itinerante foi pensada para exposições em shoppings com o objetivo de "sair dos museus e ir de encontro ao público", de acordo com o curador, Pieter Tjabbes. Ao todo são 27 desenhos de Escher e seis instalações interativas.

"Fizemos essa mostra já pensando em percorrer várias cidades", afirmou Tjabbes. "Por isso, as gravuras não poderiam ser as originais. Mas conseguimos o direito de imprimir as cópias."

O curador arrisca dizer que, apesar de o nome de Escher ser pouco conhecido, suas obras são umas das mais famosas no mundo.

Uma das gravuras mais conhecidas é a "Relatividade". A imagem revela uma escada "impossível", desenhada em ângulos diferentes, em que as pessoas parecem desafiar a lei da gravidade.

O maior sucesso entre o público foram as obras feitas pela equipe de Tjabbes (artistas, designers, arquitetos). Eles montaram instalações interativas utilizando a técnica e as brincadeiras de ilusionismo propostas por Escher.

Entre elas está a "Sala da Relatividade" --por meio de um truque de perspectiva, aumenta ou diminui a altura do espectador, dependendo de onde se posiciona.

O uso da perspectiva também "engana" o visitante na obra "Água e Ar", em que pode-se ver um peixe ou um pássaro, dependendo de qual lado olha. "As obras de Escher se comunicam bem com o público porque trazem imagens com aspectos reais, mas surpreendem porque sempre há algo escondido", disse.

No primeiro fim de semana no Iguatemi, a exposição foi vista por 3.200 pessoas. A mostra fica em Ribeirão até 17 de abril e depois segue para São José do Rio Preto. Pode ser vista das 12h às 20h (2ª a 6ª, domingos e feriados) e das 10h às 22h (sábados). A entrada é gratuita.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página