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Ribeirão

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Ribeirão arrecada 70% mais que a região com multas de trânsito

Somadas, Franca, São Carlos e Araraquara acumulam R$ 10,6 mi, ante os R$ 18 mi de Ribeirão

Situação ocorre apesar de a frota ser inferior ao total das outras cidades juntas; multas de radar lideram ranking

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão Preto arrecada com multas de trânsito 70% mais que o valor acumulado pelas outras três maiores cidades da região, somadas. Isso apesar de ter uma frota de veículos em circulação inferior à dos outros municípios.

No ano passado, Ribeirão sozinha faturou R$ 18 milhões, enquanto Franca, Araraquara e São Carlos receberam juntas R$ 10,6 milhões com o pagamento de multas.

No ano passado, Ribeirão foi a cidade com o maior aumento na arrecadação em comparação com 2012: 17%.

O ganho com as infrações avançou num ritmo superior ao do aumento da frota, que foi de 4,7%. Em 2013, eram 471 mil veículos. O aumento no número total de multas de trânsito na cidade foi de 7%.

A Prefeitura de Ribeirão informou que o valor arrecadado com as multas de trânsito é investido na sinalização das vias, fiscalização e educação no trânsito, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

O tipo de infração mais comum, segundo a prefeitura, é transitar em velocidade superior à máxima permitida na via: 71.566, 37% do total.

Ribeirão Preto possui um radar fixo, na avenida Celso Charuri, e três móveis, que percorrem as principais avenidas da cidade.

Em Araraquara, onde a arrecadação com infrações cresceu 5,4%, a prefeitura vai ampliar a fiscalização por radar.

Segundo o vice-prefeito e coordenador de mobilidade urbana, Coca Ferraz (SDD), a fiscalização ajuda a reduzir o número de acidentes.

"As cidades com maior número de multas por veículo registram o menor número de mortes por veículos."

Em abril, segundo Coca, a fiscalização por meio de radares será triplicada.

No ano passado, Araraquara teve redução de 36% no número de vítimas graves e de 43% no número de mortes em acidentes de trânsito.

Em Ribeirão, o número de acidentes também caiu na comparação entre o primeiro semestre de 2012 e o mesmo período do ano passado. No entanto o total de mortos no período subiu de 28 para 37.

O especialista em trânsito José Bernardes Felex, docente aposentado da USP (Universidade de São Paulo), afirmou que as multas, por si só, não são ações educativas.

"Precisam ser seguidas de campanhas para avisar que a infração leva ao acidente."

Além de Ribeirão, as multas por excesso de velocidade aplicadas por radar respondem pelo maior número de infrações em Franca (21% do total) e São Carlos (53%).


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