Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Roubo cresce e polícia 'arma' contra-ataque

No primeiro bimestre do ano, foram registrados 1.237 casos na região, segundo a Secretaria da Segurança Pública

Polícia monta grupos especiais de repressão e investigação após alta de 31,6% nos roubos na comparação com 2013

CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO

Com o aumento do registro de roubos na região de Ribeirão Preto neste começo de ano, a Polícia Civil definiu novas estratégias para combater este tipo de crime.

Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, os roubos cresceram 31,6% nos quatro maiores municípios --Ribeirão, Franca, São Carlos e Araraquara.

Entre as medidas, estão a criação de grupos especiais de repressão e também o intercâmbio de informações entre policiais de diferentes unidades de investigação.

Na comparação com o primeiro bimestre de 2013, os casos de roubo foram os que mais cresceram na região. Em Araraquara, os registros mais que dobraram no período.

Em Ribeirão Preto, a alta nesse tipo de crime foi de 13,3% no bimestre. O número de roubo de veículos, porém, foi o que apresentou o maior aumento, de 60,6%.

O delegado Ricardo Turra, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), vai comandar a equipe para combater o roubo de veículos. Sem detalhar a atuação dos policiais, eles vão tentar combater o avanço do número de crimes.

Em São Carlos, os roubos aumentaram 86,4%. Segundo o delegado seccional Luís Antônio Rodrigues, os casos desse tipo de crime são relacionados ao tráfico de drogas.

De acordo com o delegado, muitos usuários de droga acabam roubando para conseguir dinheiro para a compra de entorpecentes. "Estamos desenvolvendo novas estratégia para combater estes crimes", disse Rodrigues.

Uma das medidas é voltar a atuação de policiais que trabalham na delegacia de entorpecentes para o crime de patrimônio, disse Rodrigues.

"Não é desvio de função, mas desta forma conseguimos cruzar informações e traçar os caminhos dos roubos e do tráfico de drogas", afirmou o delegado.

HOMICÍDIOS

Além de também ter registrado um aumento de 103,2% no número de roubos, Araraquara teve uma explosão nos casos de homicídio. As ocorrências cresceram 40% na comparação entre janeiro e fevereiro de 2013 e 2014.

Para o delegado seccional do município, Fernando Luiz Giaretta, apesar do aumento, não há uma tendência de crescimento. "Tivemos casos que foram motivados por vingança e que não demonstram uma tendência", disse.

Segundo Giaretta, dos sete homicídios registrados, segundo os números da secretaria, cinco foram esclarecidos. Os outros dois estão em andamento, segundo o delegado de São Carlos.

Ribeirão Preto registrou sete homicídios desde o início do ano. O número é 30% menor em relação ao registrado nos dois primeiros meses do ano passado, com dez casos.

Segundo a polícia, seis casos deste ano foram esclarecidos e um ainda é investigado pelos policiais locais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página