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Especialistas apontam omissão do governo
Prefeitura é responsável pelo descumprimento do contrato de concessão do serviço, diz presidente de sindicato
Projetos de transporte ajudariam no trânsito municipal; prefeitura não se manifesta sobre críticas e contrato
A prefeitura é a culpada pela morosidade das melhorias no transporte público de Ribeirão. É a visão de especialistas ouvidos pela Folha.
"Se a concessionária não cumpre metas, quem tem de fiscalizar é o município, seja aplicando multas ou notificando judicialmente as empresas", disse Victor Nozaki, coordenador do curso de gerente de cidades da Faap e mestre em economia pela USP Ribeirão Preto.
"Se a prefeitura não pune, ela está sendo negligente."
Para o professor da USP André Lucirton Costa, que fez um estudo sobre a concessão do transporte em Ribeirão, o contrato prevê que a prefeitura pode aplicar várias punições no caso de descumprimento do Pró-Urbano.
"Não sei por que a prefeitura não fez isso até hoje."
O vice-presidente do Seeturp (Sindicato dos Empregados nas Empresas do Transporte Urbano de Ribeirão Preto), Alcides Lopes de Souza Filho, creditou a ausência de melhorias à omissão da prefeitura. "Tudo caminha a passos muito lentos na cidade quando o assunto é transporte público", disse.
Segundo ele, as obras de dois terminais já deveriam ter começado, mas a administração municipal nada fez. "A Transerp não multou. Não exige que a concessionária cumpra o que foi estabelecido no contrato."
O docente do Centro Universitário Moura Lacerda Creso de Franco Peixoto, mestre em transportes, disse que já "passou da hora" de a prefeitura destinar faixas exclusivas para os ônibus --o que não aconteceu até agora.
"A cidade está sufocada. Ribeirão está atrasada e já deveria ter implementado espaços exclusivos para o transporte público", disse. "Mas isso traz ônus político, causa rejeição de motoristas. O ônibus tem de ter vantagem."
Procurada pela Folha, a Prefeitura de Ribeirão não se manifestou sobre o assunto.