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Artesanais em alta

Ovos de Páscoa produzidos em casa ganham mercado com receitas que incluem frutas secas, cereal francês e brownies, entre outros

GABRIELA YAMADA DE RIBEIRÃO PRETO

Há muito mais nesta Páscoa do que os ovos pendurados nos "túneis" dos supermercados. Ganham cada vez mais força no mercado os ovos artesanais, confeccionados dentro de casa ou em pequenas indústrias.

Produzidos com recheios diferenciados, como chocolate com frutas secas e castanha, ganache com pailleté (cereal francês), brigadeiro de morango e até brownie, eles já respondem por 6% do mercado nacional.

A falta de conservantes, o uso de ingredientes frescos e a combinação de matérias primas inusitadas são apontados como os diferenciais dos artesanais em relação aos vendidos pela indústria.

A chef Marina Magalhães, 26, de Ribeirão Preto, por exemplo, criou um ovo de Páscoa recheado que une sofisticação a um dos chocolates mais vendidos no mundo, o Kit Kat, e se tornou o carro-chefe de sua produção para a Páscoa este ano.

Seu ovo é composto apenas uma metade, aberta ao meio e cheia de Kit Kat. O recheio é de brigadeiro, para ser comido com colher, outra tendência dos ovos artesanais.

"A previsão é termos mais de cem pedidos neste ano, aumento de 100%", disse ela.

Assim como Marina, outras ribeirão-pretanas que produzem ovos de Páscoa artesanais têm a percepção de que o produto, definitivamente, caiu no gosto da população.

"Há dez anos, quando comecei a produzir, a procura era bem menor", disse a jornalista Manuela Paiva, 27.

A empresária Aline Carla Zaccaro, 28, prevê um aumento de 20% nas vendas neste ano --a expectativa é produzir 70 ovos. O diferencial: todos são para comer de colher.

"Os ovos de colher, por serem recheados de brigadeiro, resgatam o lembrança do sabor de infância", afirmou.

Ela disse receber mais encomendas de ovos com recheios de maracujá, chocolate belga, brigadeiro tradicional e leite ninho. Mas Aline é uma das que usam recheios bastante diferenciados.

Os números da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) confirmam o aumento pela procura no país.

De acordo com o vice-presidente do setor de chocolates da associação, Ubiracy Fonseca, do total de 30 mil toneladas de chocolate produzidos anualmente no Brasil, 6% são artesanais.

"Há três anos, os artesanais representavam apenas 1% da produção total."

A maior parte das encomendas dos artesanais é destinada a adultos.

Mas há quem esteja explorando o nicho infantil: a chef Marina, por exemplo, criou um ovo cuja casca ao leite tem açúcar que estoura na boca, recheado com pirulitos.

Já três mulheres da família Castellucci --avó, filha e neta-- criaram ovos com a casca de chocolate ao leite enfeitadas com os monstrinhos da série "Monster High" e a porquinha "Peppa Pig".

Dentro do ovo, as crianças acham brigadeiros. O peso, 350 gramas, foi elaborado para atender o público infantil.

Segundo Dariane Castellucci, 21, já foram feitas 50 encomendas de ovos infantis.

Embora seja a vedete da Páscoa, o ovo de chocolate divide espaço com outros produtos artesanais, como trufas, pães de mel e bombons.

A empresária Antonia Azevedo, 51, disse ter recebido encomendas de caixas de bombom e bolos. Cupcakes, canecas com ovinhos, cestas com doces e coelhos de pelúcia também são opções para quem deseja fugir do tradicional.


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