Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Roubos e furtos sobem pela 4ª vez na região

Já os indicadores de produtividade das polícias Civil e Militar tiveram redução nos três primeiros meses deste ano

Polícia Civil prepara 'plano de ação' e PM diz que queda em atuação ocorre após dois anos com alta atividade

FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

Pelo quarto mês consecutivo Ribeirão Preto registrou aumentos nos números de furtos e roubos, segundo dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).

A escalada teve início em dezembro. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento chegou a 13,8% nesse tipo de crime, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Foram 5.779 casos de janeiro a março deste ano. A conta inclui também os casos de furtos e roubos de veículos.

Já a produtividade policial sofreu queda no trimestre, em 12 dos 13 indicadores divulgados pela secretaria. A queda vai na contramão do total de crimes registrados no período, que cresceu 6,8%.

O número de prisões em flagrante e de inquéritos instaurados caiu 10%. E, apesar da alta nos roubos, o número de veículos recuperados também foi menor (-6%).

Os casos de roubos de veículos, isoladamente, registram alta há sete meses, desde setembro do ano passado. O primeiro trimestre deste ano terminou com alta de 17,3%, com 442 casos.

O delegado seccional de Ribeirão Preto, Marcus Camargo de Lacerda, afirmou que está implantando um "plano de ação para combater a criminalidade", segundo nota enviada por sua assessoria.

Lacerda informou ainda que as investigações sobre os furtos e roubos de veículos foram intensificadas. O delegado assumiu em abril a chefia da Polícia Civil de Ribeirão.

O comando da Polícia Militar em Ribeirão Preto informou, em nota, que a estabilização ou a queda da produtividade policial é esperada depois de dois anos de "aumentos constantes".

A Polícia Militar informou ainda que o crescimento dos crimes é provocado pela "sensação de impunidade" e que os policiais têm se esforçado na "proteção da sociedade".

EM QUEDA

Já o número de homicídios dolosos (quando há intenção) em Ribeirão caiu no primeiro trimestre: nove, ante 16 do mesmo período de 2013.

A queda segue tendência do Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), que abrange Ribeirão e outros 92 municípios. A região teve queda de 12,3% no número de vítimas de homicídio doloso trimestre.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página