Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Animais morrem em menos de uma semana

DE RIBEIRÃO PRETO

A raiva dos herbívoros, conhecida como bovina, acomete na maioria das vezes bovinos e equinos. É uma doença contagiosa causada pelo vírus Rhabdovírus e que não tem cura conhecida.

Um dos principais transmissores da doença é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue. Ele contamina o animal pela saliva, enquanto chupa seu sangue.

Os animais infectados levam em média três meses para apresentarem os sintomas.

A principal característica da enfermidade é a letargia. O vírus ataca o sistema nervoso do animal e faz com que ele tenha dificuldade de se locomover.

Também deixa de se alimentar e para de beber água. Morre em menos de uma semana após apresentar os sintomas.

Segundo a professora da faculdade de medicina e zoologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu Jane Megid, a raiva bovina pode ser transmitida ao homem, por meio da saliva dos animais. "É algo raro, mas é possível. Por isso é importante a vacinação humana também", disse.

Além do controle do morcego, a principal recomendação da Defesa Agropecuária para o controle da doença é a aplicação anual da vacina nos animais. Detectada a doença, o criador deve comunicar a Defesa Agropecuária ou o órgão municipal.

No Estado de São Paulo, o exame para certificar a doença é feito pelo Instituto Pasteur, por meio de uma amostra do cérebro do animal, colhida depois da sua morte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página