Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Leão furtado deixa Maringá e vai para zoológico de Curitiba

Animal ficou cinco anos em criadouro de Monte Azul Paulista, de onde foi levado

MARIANA BRUNO DE RIBEIRÃO PRETO

O leão Rawell, furtado de uma ONG de proteção de animais em Monte Azul Paulista, na região de Ribeirão, no dia 1º, foi transferido ontem de Maringá (PR), onde estava desde então, para Curitiba.

Ele chegou à capital paranaense por volta das 19h20. Ficará no zoológico municipal de Curitiba.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deu ao zoológico autorização para a posse, retirando esse direito do antigo mantenedor, Ary Marcos Borges da Silva, que o levou de Monte Azul para o Paraná.

O instituto ainda multou Silva em R$ 10 mil --na condição de responsável pelo felino, ele não poderia ter doado o animal à ONG da região.

Segundo o advogado de Silva, Joel Coimbra Filho, o cliente irá recorrer da multa, mas não da decisão do órgão. "Foi revogado o termo dele de fiel depositário. Não há intenção de mudar isso."

A remoção de Rawell foi autorizada pela superintendência do Ibama do Paraná, que, por meio de nota, disse que a transferência do felino foi feita para garantir o seu bem-estar. Hoje, ele deve passar por avaliação clínica.

O dono do Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis, em Monte Azul, Oswaldo Garcia Júnior, disse que vai tentar administrativamente obter o direito de ser mantenedor do leão.

Para isso, enviou documentação à unidade do Ibama de São José do Rio Preto. A previsão é que no final de semana o leão já esteja disponível para visitação no zoo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página