Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com 700 casos, Jardinópolis vive epidemia

CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO

Jardinópolis, cidade de 40 mil habitantes vizinha a Ribeirão Preto, vive uma epidemia de dengue, com 700 casos confirmados da doença até esta quinta-feira (15).

Segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, o vírus predominante atualmente é o tipo 4. A variante é a mais recente em circulação no país e, por isso, encontra menos resistência da população à contaminação.

"A dengue 4 circula no país há cerca de três anos", afirmou o professor de infectologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, Benedito Lopes da Fonseca.

A chefe da Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Jardinópolis, Renata Lúcia Pires, disse que o município criou um ambulatório na Santa Casa apenas para atender os casos de dengue.

Além disso, afirmou que a cidade deve aumentar o efetivo de agentes epidemiológicos para combater o avanço da doença, que já atingiu um em cada 57 habitantes desde o início do ano.

Com a proximidade do inverno, a expectativa é que o total de confirmações caia.

MORTES

Apesar da tendência de queda, municípios do interior do Estado de São Paulo registraram mortes provocadas pela doença nesta semana.

Jaú, por exemplo, confirmou a oitava morte por dengue nesta quarta-feira (13).

Segundo o secretário da Saúde, Gilson Scatimburgo, a vítima era uma mulher de 50 anos. O município acumula 3.766 casos confirmados --um para cada 37 habitantes. Jaú tem 140.077 moradores.

Scatimburgo disse que as outras vítimas também tinham problemas de saúde.

Antes de Jaú, Bebedouro já havia confirmado a primeira morte na cidade por dengue neste ano. A freira Maria Tereza de Gusmão, 81, morreu no último domingo (11).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página