Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atendimento não é humanizado, diz Dárcy

Morte de jovem que passou por unidades de saúde de Ribeirão está sendo investigada

DE RIBEIRÃO PRETO

A prefeita Dárcy Vera (PSD) afirmou na manhã desta segunda-feira (26) que o atendimento na saúde de Ribeirão Preto não é humanizado.

Esta foi a conclusão apresentada pela prefeita após ter se reunido com os gerentes das unidades de atendimento e também com o secretário da Saúde, Stenio Miranda, no palácio Rio Branco.

A reunião foi convocada para discutir as circunstâncias da morte de Gabriela Zafra, 16. A adolescente morreu no dia 16 com suspeita de meningite após ter sido atendida cinco vezes em três unidades de saúde. Não houve pedidos de exames e ela nem chegou a ficar internada.

No início do encontro no palácio Rio Branco, sede do governo, a prefeita exibiu o vídeo gravado pelo advogado da família de Gabriela e divulgado em redes sociais, em que Dárcy conversa com o irmão da vítima e admite, de joelhos, que houve falha no atendimento da adolescente.

Segundo a prefeita, uma pesquisa está sendo feita para identificar quais são as falhas de cada unidade de saúde para que medidas possam ser tomadas posteriormente.

"É preciso olhar o erro de frente", disse. "Falta comprometimento de algumas pessoas com o serviço público."

Dárcy disse também que há um número de licenças de profissionais da saúde elevado, que precisa ser apurado.

Já o secretário da Saúde, ao ser questionado sobre qual é o problema atual do setor, afirmou que a questão passa pela motivação dos profissionais. "Passa por este campo da compaixão e da solidariedade", afirmou.

A prefeita de Ribeirão Preto se comprometeu em divulgar o relatório da comissão técnica formada para investigar a conduta dos médicos no atendimento de Gabriela nas unidades de saúde nesta terça-feira (27).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página