Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com alusão à Copa, Corpus Christi reúne 60 mil em Matão

Cerca de mil voluntários ajudaram a confeccionar 12 tapetes e 24 figuras, que foram espalhadas por 12 ruas nesta quinta-feira (19)

MARIANA BRUNO ENVIADA ESPECIAL A MATÃO

Com temas diversos, numa celebração que contou inclusive com menções à Copa do Mundo, os tradicionais tapetes artesanais de Matão atraíram cerca de 60 mil fieis nesta quinta-feira (19), na 66ª Festa de Corpus Christi.

O evento religioso é um dos principais do Estado e dura menos de 24 horas.

Até as 14h, ao menos 30 mil visitantes haviam passado pelas ruas da cidade, segundo a Guarda Civil Municipal. A organização estimava 60 mil ao final do dia.

Ao todo, foram produzidos 12 tapetes (cada um do tamanho de um quarteirão) e 24 quadros, que são desenhos menores, feitos nas esquinas das vias da cidade.

Voluntários utilizaram cerca de 70 toneladas de dolomita (um tipo de calcário), areia e vidro moído para fazerem todos os desenhos, que começaram a ser elaborados por volta das 4h.

Moradores de Matão, o casal de namorados Ana Flávia Bozelli, 23, e Marcelo Novas Pinotti, 26, estreou como voluntário nesta edição.

Até as 13h trabalharam no desenho do rosto de Jesus em uma das esquinas, usando somente areia.

O trabalho é detalhado e o vento atrapalhou um pouco, mas sobrou motivação: "É gratificante ver quanta gente prestigia a festa. A intenção foi fazer uma homenagem ao Espírito Santo", disse Ana.

Não só fiéis e voluntários aproveitaram a festa. Os ambulantes que se espalharam a partir da praça central também tiveram a oportunidade de lucrar.

Além do apelo religioso, a festa atrai turistas também pelo aspecto artístico.

Segundo Eli Floriano, coordenador do setor, isso é reflexo de um investimento maior em ornamentação, que começou há 27 anos.

Ao todo, são cerca de mil voluntários, o que dá uma média de 80 pessoas por tapete. A procissão, que faz o trajeto dos desenhos, foi realizada após a missa na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.

Já em Ribeirão Preto, aproximadamente 500 fiéis, de acordo com a Polícia Militar, participaram da missa campal em frente à Catedral Metropolitana, antes de seguiram em procissão pelas ruas do centro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página