Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nº de roubos na região têm 11ª alta consecutiva

Só no 1º semestre, índice cresceu 25% em relação ao mesmo período de 2013

Polícia Militar assume que indicadores da criminalidade não estão bons, mas diz que só é uma parte no combate

GABRIELA YAMADA ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

O número de roubos na região de Ribeirão registrou, em junho, a 11ª alta mensal consecutiva, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgados nesta sexta (25).

Só no primeiro semestre deste ano, o aumento desse tipo de crime foi de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo especialistas, os números preocupam, porque os roubos são acompanhados de violência contra as vítimas, o que aumenta a insegurança.

De acordo com os dados da secretaria, foram registrados 5.516 casos de roubo na região nos primeiros seis meses deste ano, contra 4.378 no mesmo período de 2013.

Os roubos de veículos também tiveram alta em junho, pelo décimo mês consecutivo. No primeiro semestre, foram roubados 1.206 carros na região, ante os 758 registros do ano passado.

Os números se referem às 93 cidades da região do Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior).

"O aumento contínuo da criminalidade escancara uma incapacidade de gestão do poder público em diversas áreas", afirma Nelson Gonçalves Souza, especialista em segurança pública e professor da UCB (Universidade Católica de Brasília).

Para ele, é necessário que haja mais investimentos em áreas sociais e educacionais.

Segundo Guaracy Mingardi, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, essa explosão de roubos já era esperada.

Para ele, um dos problemas da violência é o encarceramento de presos primários junto de presos com alto grau de periculosidade.

Em maio deste ano, o gerente de produtos Gustavo Barusco, 35, foi vítima de uma tentativa de assalto, no Jardim Paulista, em Ribeirão.

Ele afirma que estava dirigindo pela rua Henrique Dumont quando, perto de um semáforo, percebeu que havia um homem armado.

"Ele apontou a arma e, por instinto, abaixei e acelerei", diz. Em seguida, ele disse ter ouvido um disparo. O tiro não acertou o veículo, mas deixou Barusco em alerta. "Hoje sou mais cuidadoso, principalmente quando saio à noite."

OUTROS CRIMES

Outros crimes tiveram alta na região. Tentativas de homicídio, por exemplo, cresceram de 193 para 252 casos no primeiro semestre.

O latrocínio (roubo seguido de morte), que registrou 13 casos no primeiro semestre do ano passado, contabilizou 15 neste ano.

Outros crimes tiveram redução na região de Ribeirão. Homicídio, por exemplo, diminuiu de 133 para 126 casos no primeiro semestre.

Enquanto isso, os furtos, crimes em que não há o uso da violência, tiveram uma pequena redução, de 0,7%.

Só na cidade de Ribeirão, o aumento de roubos de veículos foi de 65%: no acumulado deste ano foram 844 casos, ante os 509 de 2013.

Já os roubos, no geral, aumentaram de 1.953 para 2.411 casos, numa variação de 25%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página