Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em 1 mês, nº de queimadas dobra em cidades da região

De janeiro a agosto, 93 cidades da região de Ribeirão tiveram 774 focos de incêndio, sendo 402 só neste mês

CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO

O número de queimadas registradas apenas no mês de agosto superou o total dos sete primeiros meses do ano na região de Ribeirão Preto.

De janeiro até o final de julho, as 93 cidades da região registraram 372 focos. Em agosto, o número subiu para 774 --402 a mais, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), graças à estiagem prolongada e às queimadas de cana.

De acordo com o gerente regional da Cetesb, Marco Artuzo, o número de queimadas do último fim de semana foi atípico. "Tivemos cinco equipes trabalhando em focos em cidades como Franca, Barretos e Araraquara", afirmou.

O aumento de queimadas em agosto era esperado, por ser tradicionalmente uma época mais seca do que o resto do ano, segundo o pesquisador do Inpe Alberto Setzer.

Para ele, a região de Ribeirão Preto ainda é bastante atingida pela queima da palha da cana-de-açúcar.

"É preciso mecanizar ainda mais a lavoura para reduzir o número de queimadas."

O secretário do Meio Ambiente de Ribeirão, Daniel Gobbi, disse que a prefeitura e a Cetesb firmaram parceria informal para combater e prevenir as queimadas na região.

A administração pede ainda que 26 municípios implantem lei que proíba as queimadas de cana-de-açúcar.

As queimadas trazem consequências nocivas à saúde, com a produção de fuligem e diminuição da umidade relativa do ar, o que pode agravar problemas respiratórios.

A umidade chegou a 18% nesta terça-feira (26) em Ribeirão, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), níveis entre 12% e 19% configuram estado de alerta.

PREVISÃO

De acordo com o meteorologista do Inmet Marcelo Schineider, a previsão para esta quarta-feira (27) indica o registro de chuvas isoladas.

A chuva pode contribuir para a melhora da umidade do ar. A previsão é de que o nível fique acima de 30% nesta quarta, com temperatura máxima de 29°C.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página