Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Clima influencia desempenho da cana no Estado

DE RIBEIRÃO PRETO

Os problemas climáticos deste ano contribuíram para que São Paulo apresentasse o pior desempenho na moagem de cana-de-açúcar entre todos os Estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do país.

A quebra da safra já é de 16% no Estado, de acordo com dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) divulgados nesta terça-feira (9).

Três usinas, nas regiões de Piracicaba e São João da Boa Vista, encerraram a safra já no mês passado, depois de terem sido afetadas pela longa estiagem, que prejudicou as lavouras.

Historicamente, a safra da cana em São Paulo termina a partir da segunda quinzena de outubro.

Segundo a entidade do setor sucroenergético, a produção em agosto foi de 92,27 milhões de toneladas --três milhões de toneladas a menos do que no mesmo mês do ano anterior.

O relatório da Unica referente à segunda quinzena de agosto também identificou mudança no equilíbrio entre a produção de etanol e de açúcar no Estado de São Paulo.

Normalmente "açucareiro" (ou seja, produtor de mais açúcar do que etanol), São Paulo teve um recuo na produção de cana voltada para o açúcar, e os produtores se voltaram à fabricação de álcool.

O diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirmou à Folha que a produção de açúcar deste ano foi um pouco superior à de agosto do ano passado, mas esteve abaixo do previsto pela entidade para 2014.

"Se considerado o rendimento da produção de açúcar por tonelada de cana até a segunda quinzena de agosto e a moagem no período em 2013, a fabricação na safra atual superaria em 400 mil toneladas a observada no ano passado", afirmou o diretor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página