Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ônibus perdem passageiros um ano após manifestações

Araraquara e São Carlos veem 'fuga' de usuários do transporte coletivo

Prefeituras admitem problemas no sistema e informam que serviços deverão melhorar após realização de licitações

JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

Um ano após as manifestações e protestos de junho de 2013, que ficaram marcados pelas reivindicações por melhorias no transporte público, Araraquara e São Carlos perderam passageiros, ao invés de registrar aumento.

Dados obtidos pela Folha a partir das prefeituras apontam queda de 11,7% no número de passageiros em Araraquara entre junho e julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Nos dois meses deste ano, foram 1,721 milhão de passageiros, ante 1,951 milhão de 2013.

Os dados de agosto ainda não foram contabilizados.

Em São Carlos, o recuo foi de 3,7%. De acordo com o município, o transporte público registrou 4.226.557 passageiros em junho, julho e agosto deste ano e 4.388.871 no mesmo período do ano passado.

Para André Lucirton Costa, professor de urbanismo da USP e especialista em transporte, o não aumento de passageiros indica ausências de políticas públicas a favor do transporte de massa.

"Se as mudanças fossem mais efetivas os ônibus atrairiam mais passageiros. No geral, é preciso melhorar a frequência e horários [se referindo à pontualidade]", disse.

Ao contrário das outras cidades, Ribeirão registrou aumento de passageiros, de 7,6%, em junho e julho. A Prefeitura de Franca não divulgou os dados.

QUALIDADE

O coordenador do curso gerente de cidades da Faap de Ribeirão Preto, Victor Nozaki, afirmou que a tendência deveria ser o contrário: de crescimento de passageiros usando o transporte público.

"Hoje vemos que falta qualidade dos serviços", afirmou.

O universitário Célio Peliciari, do Movimento Transporte Justo, em Araraquara, disse que a qualidade do transporte é ruim. "A frota é antiga e os ônibus demoram a passar nos pontos."

O vice-prefeito de Araraquara, Coca Ferraz (SDD), admite que há problemas no transporte. Segundo ele, uma licitação deve ser lançada até o final deste ano no setor para melhorar a qualidade.

"Com a licitação vamos melhorar os serviços, com ônibus novos e frota maior, trazendo mais pontualidade e qualidade para o sistema."

Márcio Marino, secretário de Trânsito e Transporte de São Carlos, também disse que a solução para melhorar o transporte é a licitação. "Haverá mais linhas, mais rapidez, veículos novos", disse.

José Mauro de Araújo, diretor de transporte da Transerp (empresa de trânsito de Ribeirão), disse que a comparação no município foi "prejudicada" porque em junho de 2013 houve uma semana de greve dos funcionários, mas que a alta é positiva.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página