Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Paciente morre em UPA à espera de vaga em hospitais

DE RIBEIRÃO PRETO

Um paciente de 58 anos morreu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Central de Araraquara após esperar 34 horas por vaga de internação na Santa Casa ou no Hospital Estadual de Américo Brasiliense, na noite desta quinta-feira (25).

A morte aconteceu no dia em que o ex-secretário de Saúde, Álvaro Guedes, pediu demissão do cargo por divergências com o governo.

O corpo de Antônio Roberto Prates não havia sido enterrado até o final da tarde desta sexta (26). Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que a prefeitura não fez nenhum pedido.

De acordo com a prefeitura, foram feitos pedidos de um modo "informal". Ao hospital de Américo Brasiliense, a prefeitura informou que enviou três pedidos por fax.

Já na Santa Casa, o pedido teria sido feito após uma ligação. A informação, entretanto, foi negada pela assessoria de imprensa do hospital.

Segundo o Estado, a busca por vagas de forma informal não é correta. A pasta informou que a prefeitura deveria usar a Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), um sistema online de busca vagas.

Valdir Teodoro Filho, presidente do Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara), disse que esteve na UPA na quinta e encontrou outros pacientes que aguardavam internação.

O vereador Rodrigo Maciel Lucas (SDD), o Buchechinha, disse que marcou uma audiência pública sobre a saúde para o dia 16 de outubro. Na primeira, realizada no último dia 19, ninguém da prefeitura compareceu. "[A prefeitura] precisa explicar à população o que está acontecendo com a saúde", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página