Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PSDB recebe 3 em cada 10 votos na região

Partido perdeu a disputa na maior cidade, Ribeirão, mas fez cinco prefeituras entre os dez maiores municípios

PT tem o segundo melhor desempenho, com 14% dos votos; sem Dárcy, o DEM despencou no ranking

LEANDRO MARTINS DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar de ter perdido a disputa em Ribeirão Preto, maior cidade do nordeste paulista, o PSDB foi o partido que obteve o maior número de votos na região, segundo o balanço final das eleições.

Nas 89 cidades da região de Ribeirão, os candidatos tucanos às prefeituras obtiveram, juntos, 557.452 votos. O número corresponde a quase um terço do total de votos válidos computados na região: 1.798.797.

A votação obtida pelo PSDB é mais do que o dobro da recebida pelo segundo colocado, o PT, que obteve 260.159 votos, ou 14,4% do total dos válidos na região.

O levantamento feito pela Folha, com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), leva em conta os votos de todos os candidatos a prefeito, independentemente de terem sido eleitos ou não.

Nos casos de Ribeirão e Franca, únicas cidades da região onde houve segundo turno, o cálculo leva em consideração só os votos da disputa ocorrida no último dia 28 de outubro -votação decisiva que definiu os prefeitos eleitos.

No caso do PSDB, o percentual de votos obtidos na eleição supera o índice que o partido registrou em 2008, quando obteve 26,1% do total.

O crescimento do índice de votação do partido ocorre principalmente porque, neste ano, os tucanos obtiveram resultados expressivos em municípios mais populosos.

No total, o PSDB elegeu 22 prefeitos neste ano, só um a mais do que em 2008, mas garantiu os governos de cinco das dez maiores cidades da região de Ribeirão.

O partido venceu em Franca, São Carlos, Barretos, Sertãozinho e Jaboticabal, com os candidatos tucanos Alexandre Ferreira, Paulo Altomani, Guilherme Ávila, Zezinho Gimenez e Raul Girio, respectivamente.

Além disso, os 143,5 mil votos obtidos pelo tucano Antonio Duarte Nogueira Junior, que perdeu em Ribeirão para a prefeita Dárcy Vera (PSD), também "engordaram" o desempenho da legenda.

Para o coordenador do PSDB na região de Ribeirão, Ruy Salgado, o fato de o partido estar à frente do governo estadual é uma explicação direta para o desempenho da sigla de forma regional. "Temos um governador do PSDB [Geraldo Alckmin] que é bem avaliado", afirmou.

QUEDA BRUSCA

Uma das principais variações no ranking de partidos mais votados neste ano, ante 2008, envolve o DEM.

Na disputa de quatro anos atrás, a sigla garantiu a segunda posição na região, graças principalmente à votação obtida por Dárcy em sua primeira eleição em Ribeirão.

Com a saída de Dárcy do DEM para o PSD, ocorrida no ano passado, o partido despencou e agora ficou apenas na sétima colocação. O atual partido da prefeita, por sua vez, é o terceiro.

O presidente do DEM em Ribeirão Preto, Marcus Vinícius Moreira de Carvalho, diz que a perda de filiados para o PSD ocorreu de uma forma que desestruturou a sigla para a disputa deste ano.

"Agora, passada a eleição, nosso ritmo é de reconstrução do partido", disse. Em Ribeirão, a sigla esteve na coligação de Nogueira.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página