Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo Dárcy omite multas de trânsito

Estatísticas sobre o setor estão blindadas desde 2010; Folha tenta há dois meses obter informações, sem sucesso

Superintendente da Transerp alega que não há impedimentos; assessoria de Dárcy diz 'levantar' informações

Edson Silva/Folhapress
Agente de trânsito da Transerp opera radar móvel em funcionamento na avenida Costábile Romano, em Ribeirão Preto
Agente de trânsito da Transerp opera radar móvel em funcionamento na avenida Costábile Romano, em Ribeirão Preto
ARARIPE CASTILHO DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Ribeirão Preto blindou informações públicas sobre o número de multas de trânsito aplicadas no município.

A Folha tenta há dois meses, sem sucesso, obter informações sobre a quantidade de multas aplicadas neste ano em comparação com anos anteriores. Foram enviados pedidos à prefeitura e à Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano).

A última divulgação foi há dois anos e era referente ao primeiro semestre de 2010. Antes, os dados eram divulgados periodicamente.

No início de outubro, o jornal voltou a pedir os dados, mas foi informado, pela assessoria de imprensa da prefeitura, que os números estavam sendo "levantados".

A mesma resposta foi fornecida pela administração durante esta semana.

A omissão diante dos pedidos coincide com o período da campanha eleitoral que reelegeu a prefeita Dárcy Vera (PSD). O governo não deu explicações sobre o fato de os números não terem sido divulgados no período.

Ouvido pela Folha, o superintendente da Transerp, William Latuf, afirmou que não existem impedimentos para o fornecimento das informações, mas que a assessoria de imprensa da prefeitura é que tinha de divulgar os dados.

Lei federal de acesso à informação, em vigor desde o final do ano passado, obriga órgãos públicos e empresas de economia mista, como é o caso da Transerp, a fornecer dados públicos.

Quando o acesso não for possível imediatamente, segundo determina a lei federal, o órgão questionado deve informar em até 20 dias (prorrogáveis por mais dez) quando e como os dados poderão ser obtidos, o que não ocorreu com as solicitações do jornal.

POLÊMICA

Multas de trânsito representam um assunto espinhoso para o governo da prefeita Dárcy Vera desde o início de seu mandato na Prefeitura de Ribeirão Preto.

Em 2009, primeiro ano da sua gestão, ao menos 593 multas aplicadas a motoristas infratores desapareceram do sistema da Transerp.

Entre as infrações deletadas, 54 foram cometidas por carros oficiais. O superintendente da Transerp atribuiu a falha a um sistema de computador que fazia com que as multas fossem arquivadas sem que os infratores fossem notificados.

ACIDENTES

Além de omitir os dados sobre multas, a página da Transerp na internet não divulgava as estatísticas de acidentes no trânsito desde 2009.

No dia 23 de outubro, a Folha questionou a administração por que os dados de 2010 e 2011 ainda não tinham sido divulgados no sistema e também não obteve resposta.

Apesar de a assessoria não ter respondido às solicitações do jornal, dias depois, no final do mês, a página da Transerp na internet apresentava números dos dois anos anteriores -não há dados de 2012.

Segundo os dados divulgados, o total de acidentes caiu 1,66%, de 17.238 para 16.951, entre 2010 e 2011. Mas a quantidade de feridos subiu de 4.881 para 5.053 (3,52%).

O número de mortos no trânsito foi o que mais cresceu percentualmente no município. Foram 70 mortes registradas em 2010, ante 77 casos no ano passado, o que representa aumento de 10%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página