Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outubro é o mês mais violento em 2 anos

Quinze pessoas foram assassinadas em Ribeirão Preto no mês passado, ante cinco mortes no mesmo mês de 2011

Violência prossegue em novembro, com um homicídio e quatro baleados na cidade só na primeira semana

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

O mês de outubro foi o mais violento em Ribeirão Preto desde o começo do ano passado, com 15 homicídios e dez tentativas de assassinato registrados pela polícia.

O município enfrenta uma onda de violência desde o mês de agosto, que foi acentuada em outubro.

Até então, o mês de agosto era considerado o mais violento desde o ano passado na cidade, com 11 homicídios registrados, de acordo com dados divulgados pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

A comparação é feita apenas com o ano de 2011, quando o governo do Estado passou a divulgar estatísticas mensais no próprio site.

Somente nos primeiros dez meses deste ano, já são 65 homicídios registrados em Ribeirão Preto -quase o dobro dos praticados no mesmo período do ano passado, que registrou 35 casos (veja quadro nesta página).

As delegacias com maior número de ocorrências registradas em outubro são o 5º DP (Distrito Policial), na zona norte, com sete homicídios e cinco tentativas, seguido pelo 6º DP, na zona oeste, com quatro homicídios e duas tentativas.

Depois, aparecem o 2º DP, também na zona norte, com três assassinatos e duas tentativas, e o 3º DP, com um homicídio no mês.

Os distritos 1 (centro), 4 (zona sul) e 7 (Bonfim Paulista) não registraram ocorrências do tipo no mês passado, enquanto o 8º DP teve uma tentativa, conforme levantamento feito pela Folha.

SEQUÊNCIA

Além de outubro ter registrado um boom em crimes do gênero, o início de novembro não ficou atrás.

Até o último dia 6, uma pessoa havia sido morta e outras quatro sofreram tentativas de homicídios nas zonas norte e oeste.

O delegado Ricardo Turra, do setor de homicídios da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Ribeirão, afirmou que, apesar da criminalidade registrada, a primeira semana do mês de novembro apresentou uma diminuição no número de homicídios e de baleados em comparação com as últimas semanas de outubro.

Apesar disso, de acordo com ele, ainda é cedo para comentar a redução dos índices de violência na cidade.

Uma dificuldade encontrada pela Polícia Civil para solucionar os homicídios, conforme delegados relataram à Folha, é a forma como eles foram praticados: geralmente em locais escuros, por criminosos utilizando capuzes e fora do alcance de câmeras de vigilância.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página